segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RESENHA - "GAROTAS DE VIDRO" - LAURIE HALSE ANDERSON




LIVRO  : "GAROTAS DE VIDRO"
TÍTULO ORIGINAL: "WINTER GIRLS"
AUTORA: LAURIE HALSE ANDERSON
TRADUÇÃO: ANA PAULA CORRADINI
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 272
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-8163-011-3


CITAÇÃO: "Aranhas saem de seus ovos e do meu umbigo, pequenas contas cabeludas de breu com pés de bailarina. Elas vêm em um enxame, tecendo um véu sedoso, um milhão de pensamentos-espada tecidos juntos até me enrolarem em sua mortalha aconchegante.
Eu inspiro. A tela se fecha sobre meus lábios abertos. Tem gosto de pó, como cortinas velhas." (pág. 45)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = de Alexandre Donomai e Lucas Busatto.
Rosto de uma garota como se estivesse dentro de uma barra de gelo, congelada. Tem haver com o livro. Letras do título em alto relevo. É bem bonita a capa.
(nota: 4,80   de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  Pequena dedicatória, pensamentos introdutórios, subdividido em 65 partes através de números que representam peso e agradecimentos. 
É uma das diagramações mais simples que já vi.
Folhas amareladas e letras pretas de tamanho muito bom, facilita a leitura.
 (nota: 3,50   de 5,00)
- ESCRITA: Revisão de texto feita por Alline Salles e  Lívia Fernandes.
Escrita em primeira pessoa por Lia, protagonista do livro, conta sua história com uma visão sofrida e deturpada. 
(nota: 3,00 de 5,00)
CITAÇÃO: "Mostrei a ela como andava fazendo cortes pequenos na pele para deixar a maldade e a dor escorrerem. No começo, eles eram curtos e rasos, como arranhões deixados por um gato desesperado que quer se esconder sob a varanda de casa. A dor dos cortes tinha um sabor diferente. E ajudava a não pensar sobre como meu corpo, minha família e minha vida tinham sido roubados de mim, ajudava a não me importar..." (pág. 162)
RESUMO SINÓPTICO:   
Lia tem 18 anos e está em tratamento psiquiátrico após um acidente de carro e porque só pensa em ficar cada vez mais magra, embora já esteja magérrima.
Cassie era sua melhor amiga e morre só em um quarto de hotel, mas antes de morrer, tenta entrar em contato com Lia, que não responde as suas ligações.
Lia mora com o pai que é um escritor famoso, porém distante da realidade da filha; o pai é casado com Jennifer, uma madrasta que procura ajudá-la como pode e ainda tem a meia-irmã Emma, a quem Lia ama e procura dar bom exemplo.
A mãe é uma cardiologista que vive ocupada e em constante briga com Lia, por isso ela resolve sair de casa e ir morar com o pai.
Até onde chegará a obsessão de emagrecimento? Por que Lia tem esse transtorno?
CITAÇÃO: "Eu entrelaço e teço e tricoto minhas palavras e visões até uma vida nova começar a tomar forma.
Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada, um espelho que não importa mais." (pág. 269)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 
Não posso dizer que esse foi um livro com uma história bem escrita, na minha concepção.  
A história tem um início confuso e quase... quase desisti de ler, porém como não gosto de deixar nada pela metade, insisti. Da metade para o fim tem um pouco mais de entendimento e emoção, entretanto, achei as personagens fracas, sem muita personalidade. Quem tem mais personalidade no livro é a criança Emma, por incrível que pareça.
A idéia do livro é até boa, porque bulimia e anorexia são temas recorrentes em nossa sociedade, todavia a abordagem de como foi feita deixou a desejar, não foi aprofundado os motivos porque Lia e Cassie adquiriram a doença que é mais psicológica, o tratamento que deve ser feito ficou superficial, os pais se preocupam com a perda de peso da filha, porém não vão fundo para descobrir as causas... enfim, o livro deixou muito a desejar, na minha opinião.
Bem, arrisco a dizer que esse ano foi o pior livro que já li com toda certeza. Mas é como digo, isso é minha opinião, acredito que cada leitor deve fazer a leitura para tirar suas próprias conclusões, porque li resenhas favoráveis ao livro.

NOTA : 3,00 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro Smiles - Recados e Imagens (6279)Smiles - Recados e Imagens (6279)

BOOKTRAILLER:

SOBRE O AUTORA:
 
Laurie Halse Anderson fingia que era um urso polar quando ia para a escola caminhando sobre a neve de Syracuse, Nova York. Quando menina, datilografava na velha máquina de escrever de seu pai por horas, escrevendo colunas de jornal, histórias e letras. Ela adorava ver seu pai escrever poemas e ler as histórias no chão de seu escritório. Seu livro favorito é o dicionário. Ela tentou ler todos os livros da biblioteca da escola, um lugar paradisíaco. Laurie mora no extremo norte do estado de Nova York com seu marido, Scot, e o cachorro deles, Kezzie. Scot projetou e construiu um chalé para Laurie, onde ela escreve todos os dias. Além de escrever, ela adora jardinagem, correr e estar com sua família.
Cortesia Editora Novo Conceito!
  PARCERIA 1#
cheirinhos
Rudynalva 

10 comentários:

  1. gostei bastante desse livro.

    além de trazer um assunto, no mínimo, polêmico, é abordado de uma forma encantadora! Adorei a escrita da autora e a construção da estória, além do mais, me apaixonei pelos personagens. <3

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha!
      O bom da leitura é que cada leitor tem uma visão e um feeling de cada livro de acordo com suas próprias experiências pessoais.
      E viva a diversidade e a democracia!!
      Obrigada por sua opinião!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio!
      Agradeço sua visita e mensagem. Tudo em dobro para ti.
      Vou sim lá retribuir sua visita, pode deixar.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tá! Primeira coisa: a capa é simplesmente linda! Mas, em relação à história do livro eu fiquei meio desanimada. Enfim! Não tem como saber o que vou achar do livro se não o ler. E, apesar de a nota baixa e de a história não ter me interessado muito, eu pretendo lê-lo.

    Bjocas!
    Ana do Grupo dos LOC'S (Leitores Obsessivos Compulsivos)
    http://grupodoslocs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse livro me impressionou muito com certas cenas descritas na sua resenha.gosto de leitura assim,que nos chame a atenção.Amei.

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito boa sua resenha,me impressionou com os detalhes mencionados.Gosto de livro assim e vou adorar ler e desfrutar,Beijos.

    ResponderExcluir
  7. VANDERLI ALVES RAMOS :Me deixou + curiosa ja queria ler agora entao adorei participando e claro e torcendo

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e achei muito bom, a escrita da autora é sensata, prática e envolvente! A história realmente não é de tirar o fôlego, principalmente porque abrangeu um mundo mais realista, mas é muito boa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...