quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

DISCURSO DO MÉTODO - Descartes




Não foi à toa que a leitura da introdução me provocou tantas emoções. Pois ao reler o “Discurso” vivenciei novamente todo o entusiasmo dessa grande aventura chamada filosofia!

Descartes se opõe principalmente ao pensamento escolástico, baseado na mera repetição do que está escrito nos livros antigos. Esse caminho só poderá levar, na melhor das hipóteses, à verossimilhança, algo que tem apenas a aparência de verdade. Para alcançar a ‘verdade verdadeira’, é preciso exercitar a dúvida radical: questionar tudo como incerto, como possível enganação. Somente o que passar pelo crivo das quatro regras do método poderá ser considerado verdade:

1) Evidência – aceitar apenas aquilo que for evidente à razão.
2) Análise – dividir cada assunto em suas menores partes.
3) Síntese – juntar as partes em um todo coeso.
4) Rememoração – nada omitir em sucessivas recordações do assunto.

É isso o que torna Descartes um grande filósofo: seu primeiro passo é colocar em suspenso tudo o que foi escrito antes dele, não aceitar nada como certo. Ele se propõe a investigar o mundo inteiro e a si mesmo a partir de sua própria razão. E desse mergulho profundo na dúvida ele emerge com uma luminosa certeza, um dos pontos mais altos da filosofia ocidental: “penso, logo existo”.

Uma tradução mais adequada para o famoso “cogito ergo sum” seria “duvido, logo existo”. O próprio ato de duvidar (ou de pensar) exige um sujeito pensante, e é daí que nasce a certeza de Descartes. Genial!

O passo seguinte é demonstrar a existência de Deus como algo evidente e irrefutável para a razão. Não foi uma manobra para “fazer média” com a Inquisição. Não foi covardia intelectual, muito pelo contrário. Descartes falando que Deus existe é filosofia pura, na verdade é a base de seu sistema filosófico.

Em minha opinião vivemos hoje um certo retorno da Escolástica no pensamento científico. Tenho observado que diante de evidências que contrariam os dogmas científicos atualmente vigentes, a reação da grande maioria dos pesquisadores é simplesmente ignorar o dado conflitante. Já tive oportunidade de perceber essa postura de negação em várias áreas da ciência. Acho isso de uma maluquice tremenda!

Para ser sincero, creio que hoje vivemos uma Idade Média da ciência. É necessário que surja um novo Renascimento, dessa vez não o renascimento da razão isolada, que se mostrou tão estéril quanto a fé isolada. É necessário um renascimento espiritual, tanto quanto intelectual. Pois só assim a humanidade alcançará a tão sonhada sabedoria.


***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:


Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO: LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

2 comentários:

  1. Fabinho!
    A filosofia de Descartes sem dúvida nos faz questionar determinados valores e imaginar o que poderemos melhorar.
    Lindíssima sua resenha!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy querida, valeu demais!!!
      Filosofar é uma delícia né!
      beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...