sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RESENHA - "CUCO" - JULIA CROUCH



LIVRO  : "CUCO"
TÍTULO ORIGINAL: "CUCKOO"
AUTORA: JULIA CROUCH
TRADUÇÃO: TIAGO NOVAES
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –461
1ª IMPRESSÃO 2012 - EDIÇÃO 1
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ASSUNTO: THRILLER
ISBN: - 978-85-8163-022-9
 
CITAÇÃO: "Geou forte pela manhã. Os débeis raios dourados de sol apenas começavam a derreter os flocos debaixo dos pés quando Rose,  Flossie, Simon e Trooper atravessaram o campo em direção ao Chalé na volta da escola." (pág. 113)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Uma porta semi aberta com luz ao fundo e uma mala vermelha na entrada. Título em pequeno relevo.
Achei a capa um tanto escura, mas tem tudo haver com o enredo do livro.
Feita  por Jorge Parede.
(nota: 4,00   de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  
Feita por  Brendon Wiermann e Vanúcia Santos
Folhas amareladas com letras pretas medianas.
Tem: agradecimento, desfecho, 46 capítulos com numeração bem grande e um logotipo logo abaixo,  e um último capítulo com título. 
A diagramação é simples, porém eficiente.
Formato/Acabamento: 16x23x3,0
Peso: 0.65 kg
(nota: 4,50  de 5,00)
- ESCRITA: 
O ponto forte do livro é a escrita empregada pela autora, dando vida aos personagens fortes e opiniões precisas.  A forma como escreve é totalmente envolvente e prende na leitura.
É uma narrativa feita em terceira pessoa, porém tem vários pontos de vista dos protagonistas.
(nota:  4,90 de 5,00)
CITAÇÃO: "Passava das oito horas quando Rose e os meninos chegaram ao Chalé, mais tarde do que previra, mas era sexta-feira e não teriam aulas no dia seguinte. A casa estava às escuras e o carro não estava estacionado. Polly e Gareth ainda não tinham chegado." (pág. 289)
RESUMO SINÓPTICO:  
Rose é casada com Gareth e tem duas filhas, Anne e Flossie. A vida familiar é tudo para ela e espera que agora, após o término da construção da casa de campo, as coisas em família fiquem ainda melhor.
Polly é casada com Christos e tem dois filhos. Após a morte do marido, liga desesperadamente para Rose que se apieda da situação da amiga de infância e a convida para ir embora da Grécia e vir morar com ela em Londres. Triste erro...
Polly é uma pessoa mentalmente perturbada e deseja 'tomar' a vida que Rose tem... Rose por sua vez, vê a vida familiar começar a desmoronar com a chegada de Polly, mas pela mesma ter segredos guardados de seu passado e pela 'amizade' que acredita ter por Polly, vai deixando a situação se agravar cada vez mais sem tomar nenhuma atitude. O medo do assado a paralisa, mesmo vendo sua filha adoecer, seu marido se voltar contra ela e mesmo sendo alertada pelo vizinho sobre quem realmente é Polly...
O que acontecerá? 
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Nossa! O livro é forte. Carregado de maldade, ciúme, inveja...por vezes fiquei chocada (e olhe que poucas coisas me chocam nessa vida...). 
A autora conseguiu construir um thiller psicológico altamente envolvente, onde as fraquezas humanas são expostas de forma escancarada e nos faz refletir sobre as situações de vida que já passamos ou que poderemos passar. Se realmente podemos chamar as pessoas de amigas, principalmente, as que mais consideramos. Sim, a natureza humana é perversa, infelizmente após ler Cuco, tenho de concordar com essa premissa.
A análise feita dos perfis das personagens são profundos e podemos aprender com cada nuance e atitude tomada. No fundo, no fundo, o livro mostra que ninguém é tão bonzinho quanto aparenta ser. Todos temos um lado escondido e até perverso...
Gostei dos detalhes bem escritos. alguns poderão achar o livro extenso demais, contudo minha opinião é que foi na medida. E o final... apesar de inesperado, não foi dos melhores... E onde foi para Polly? Essa é a pergunta que não quer calar.
Recomendado para quem gosta de analisar a personalidade das pessoas e pode aprender um pouco com a vida... e a leitura, claro.
CITAÇÃO: "Deslocou-se na banheira, um movimento involuntário trazido pela lembrança de Christos. O perfume das rosas foi renovado, revigorado por seu movimento, e por um momento intoxicante estava lá, de volta com ele: seu sorriso era tangível mais uma vez. Mas seus olhos logo se tornaram os de Gareth, e lembrou-se de quando o vira pela última vez. Nos tempos ruins, os tempos em que Gareth estava muito deprimido durante a construção, ela passou uma noite com Andy. Queria sair daquela casa, para longe do hálito de mau humor de Gareth, e sugeriu um passeio até o pub, sabendo que Gareth não viria, e que, ademais, teria de ficar cuidando da filha." (pág. 370)
NOTA : 4,50  de 5,00
  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
BOOKTRAILLER:

SOBRE O AUTORA:



Após graduar-se na Universidade de Bristol, Julia Crouch passou dez anos criando, dirigindo e escrevendo para o teatro. Ela é web designer e ilustradora, e produziu três livros ilustrados para crianças e muitas histórias para adultos. Mora em Brighton com seu marido, o ator Tim Crouch, e seus três filhos. Cuco é seu primeiro romance
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.


cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...