terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CLANDESTINOS - Elenilson Nascimento & Anna Carvalho

"Muito mais do que um livro de cabeceira e desaforado..." 
Por F. Bezerra de Souza*
Elenilson Nascimento não é mais aquele escritor que escrevia textos polêmicos como em“Memórias de um Herege Compulsivo” (2009) ou em obras pouco comentadas, mas demasiadamente transgressoras como em “Olhos Vermelhos – Crônicas Indesejadas Num Lento (E Inútil) Mergulho Em Direção Ao Nada No País Dos Bruzundangas e Outros Escritos”(2006). A fama de inconveniente já contamina qualquer trabalho que faça. Mas foram muitas as vezes que ele acertou, como no romance“Clandestinos” (2010), em coautoria com Anna Carvalho.
A crítica atacou o livro por ter considerado as personagens caricatas demais e de um enredo maniqueísta. Detratores se esqueceram, porém, que alguns do melhores livros da nossa história literária se encaixam nessa classificação.
Os heróis do livro são dois perdidos literalmente – Frederico e Fernanda Felling – que se dão bem usando drogas, questionando o sistema, fazendo sexo, idolatrando o grupo Legião Urbana, brigando, fugindo da polícia e/ou declamando poesias, isso tudo em plena década de 80 - época regada aos excessos. Mas as circunstâncias de morar num país como o Brasil acabaram com as vidas dos pecadores amantes. 

"Clandestinos" é muito mais que um livro de cabeceira e desaforado cheio de caras durões, espermas e um louco poeta punk cínico. E isso tudo já é suficiente para transformar esse livro num dos melhores lançamentos dos últimos tempos. (“CLANDESTINOS” de Elenilson Nascimento e Anna Carvalho, romance, 427 pags, 1ª edição, Clube de Autores, São Paulo – 2010)
fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...