quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O HÁLITO DA MORTE – Isaac Asimov




Um romance policial escrito pelo mestre da ficção científica!!!

Uma deliciosa iguaria que pude devorar graças ao carinho da querida amiga Lua!

A história (escrita em 1958) segue o padrão clássico do “whodunit”, mas com o toque especial do Bom Doutor: o assassinato acontece no laboratório de química de uma universidade, e só pode ter sido cometido por um químico experiente... teria sido um dos professores? Ou um dos alunos do doutorado?

O professor Louis Brade tem o melhor dos motivos para investigar o mistério: ele é o maior suspeito do assassinato!

Asimov aborda o tema com grande propriedade, sendo ele mesmo doutor em química. Sem falar de seu jeitinho especial de falar de ciência de uma forma sempre interessante e envolvente!

O mundo acadêmico, com suas picuinhas e egocentrismos, é também muito bem descrito, sendo resumido pela célebre máxima: “publish or perish” (publicar ou perecer). Considero essa obsessão com a quantidade uma das maiores deformações da ciência moderna, pois leva não à busca pela verdade, que deveria ser a meta de todo cientista, mas à busca por status e prestígio... uma ciência conduzida assim gera monstros, em minha opinião.

Quanto ao mistério, um leitor assíduo de Agatha Christie não encontrará grandes dificuldades em adivinhar o assassino, creio eu. O que não tira a diversão da leitura, muito bem amarrada com os capítulos sempre terminando em suspense.

E de quebra, o livro ainda traz uma bela mensagem de fé em si mesmo e coragem!

Viva viva viva as costeletas de Isaac Asimov!!!


***
  
Quero registrar ainda que esse livro chegou para mim envolvido em uma surpreendente sincronicidade, o que me fez perceber com mais leveza uma situação muito difícil. Deus fala com a gente o tempo todo. Só precisamos estar atentos para escutar.

***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:


Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...