quinta-feira, 21 de março de 2013

A CASA DOS BUDAS DITOSOS – João Ubaldo Ribeiro



A coleção “Plenos Pecados”, lançada pela editora Objetiva, nasceu de uma ideia interessante: sete escritores foram convidados a escrever um livro, cada um sobre um dos pecados capitais. Eu já havia lido o livro sobre a Ira: “Xadrez, Truco e Outras Guerras”, de José Roberto Torero, e gostei muitíssimo, tanto que guardei o livro para reler.

O livro sobre a Luxúria foi encomendado ao escritor mais indicado, na ausência de Jorge Amado: João Ubaldo Ribeiro. E assim nasceu “A Casa dos Budas Ditosos”, que o autor afirma não ter escrito, mas recebido de uma autora não identificada, que conta no livro a sua vida cheinha de luxúria.

Que é bem escrito, inegável. Muitos devem ter lido dando gargalhadas, outros podem ter ficado com tesão. Eu achei engraçado e tesudo no comecinho, depois foi ficando cada vez mais chato... só não parei de ler porque a letra é grande e o livro fininho.

O problema, em minha opinião, foi que Ubaldo quis defender tese, provar por A + B que a pessoa “normal” é a que curte transar com homem e com mulher, com os amigos e com os parentes, sempre que possível. Dificilmente livro querendo defender tese dá um bom romance, é a minha opinião. Não ajudou a leitura o fato de discordar da tese defendida: acho que a vida é bem mais que foder.

Digo isso sem o menor receio de ser considerado “careta”, como é tão martelado no livro. Acho que nos tempos atuais a transgressão e ousadia maior é afirmar que o sexo NÃO é a coisa mais importante da vida. Embora seja importante, sim, assim como comer, beber, urinar e defecar. Mas se não há nada além disso na vida, então a raça humana é perfeitamente dispensável, pois os animais já lidam muitíssimo bem com os instintos e necessidades fisiológicas.


***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...