sábado, 16 de março de 2013

"A Elegância do Ouriço" - Muriel Barbery

Uma história elegante!
“O fato é que nos tornamos uma sociedade muito irresponsável, que está falhando na transmissão de elegância. Pensar é elegante, ter conhecimento é elegante, ler é elegante, e essa elegância deveria estar ao alcance de qualquer pessoa.” Concordo com cada palavra deste fragmento, que reproduzo aqui, da crônica: “A elegância do Conteúdo”, da escritora Martha Medeiros, para sintetizar melhor a beleza e o encanto dessa belíssima obra de Muriel Barbey.

Tive conhecimento desse livro através dessa crônica, em que Martha narra que a falta de cultura, e de um nível intelectual maior - a palavra intelectual no entendimento a atividade pensante - vai além da falta de dinheiro, e, nos tempos atuais é muito comum encontrar pessoas pobres financeiramente, mas rica culturalmente. E o inverso, que não deveria ocorrer já que o dinheiro facilita e muito um acesso maior a cultura como um todo, está cada vez mais presente entre nós.

No entanto, a beleza deste livro não se encontra somente no óbvio descrito acima, mas também na beleza da narrativa, que se diferencia pela riqueza de cultura tão bem explorada neste livro. São tantas coisas belas citadas nesta história, que não caberia nesta simples resenha citá-las aqui.

"Pois a Arte é a vida, mas num outro ritmo."

A narrativa se passa em um prédio, duas mulheres de classes sociais e de idades diferentes nos levam a refletir junto com elas sobre suas vidas. Enquanto uma é rica em cultura e inteligência, a outra esbanja introspecção, típica da adolescência, mas tem uma visão da vida e das pessoas espetacular.

“Refletindo sobre isso, esta noite, com o coração e o estômago em migalhas, pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo. É como se as notas de música fizessem uma espécie de parênteses no tempo, de suspensão, um alhures aqui mesmo, um sempre nunca.”

Leitura recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...