quinta-feira, 14 de março de 2013

LÀ-BAS (THE DAMNED) – J. K. Huysmans



“Eu quero [provar] que o Diabo existe, que o Diabo reina supremo, que o poder que ele desfrutou durante a Idade Média não foi tomado, e que hoje ele é o mestre absoluto do mundo.”

Nas palavras do próprio autor, essa foi a sua intenção primordial ao escrever essa obra, que veio a público pela primeira vez na Paris de 1891.

Huysmans é lembrado principalmente pelo livro “Au Rebours” [lançado em inglês com o título “Against Nature”, “Contra a Natureza” – não consegui encontrar os títulos em português e ignoro se o autor foi lançado por aqui], citado como influência de Oscar Wilde para compor o seu Dorian Gray. Pois bem, esse eu não li. Mas sobre “Là-Bas”, posso dizer que se trata de um livro escrito por um autor original, talentoso e também perigoso...

Fiquei de boca aberta com esse livro, e sou capaz de apostar duas tampinhas de refrigerante como “Là-Bas” foi uma influência enorme para um de meus autores prediletos: Umberto Eco. “O Pêndulo de Foucault”, meu favorito de Eco, poderia ser considerado uma versão ampliada e melhorada de “Là-Bas”...

A história é apresentada de forma bem atraente, no esquema do livro-dentro-do-livro: Durtal (alterego de Huysmans) é o escritor empenhado em contar a biografia de Gilles de Rais, companheiro de armas de Joana D’Arc que acabou se tornando o maior serial killer de todos os tempos, ao estuprar e eviscerar centenas e centenas de crianças.

Ao investigar a história de Rais, Durtal sente-se compelido a investigar as origens do Mal, e assim acaba mergulhando em uma tenebrosa rede de satanismo e missas negras, proliferando selvagemente na “moderna” Paris do fim do século XIX. Muito trabalho de pesquisa para gerar uma combinação bem original: o refinamento intelectual e estético associado com as descrições mais escatológicas e repugnantes. Se o livro impressiona hoje, imaginem na época em que foi lançado!

Excelente leitura, do ponto de vista do aprendizado literário. Sobre o tema, é apresentado com tanta riqueza de detalhes que acaba impregnando a mente do leitor... cuidado!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...