quinta-feira, 14 de março de 2013

A VIDA SEXUAL DOS PAPAS - Nigel Cawthorne

Por Elenilson Nascimento
Vivemos atualmente momentos de crises diversas em nosso país: econômica, educacional, habitacional, religiosa, entre outras. Além de constantemente sermos catapultados em meio a tanta corrupção, violência, demagogia, etc. Mas, há também a crise teológica. Nossa pobre nação das bananas tupiniquins não consegue formar teólogos ou teologias que subsistam a crises ou respondam às angústias do brasileiro do século XXI. Sofremos um período de verdadeira sequidão intelectual e teológica como nunca se viu antes. 
A pobreza teológica é visível também em muitos de nossos cursos teológicos, aliás, em toda universidade, cheios de liberais ranzinzas e neoliberais deslumbrados com suas ideias rasas acerca da Divindade. Mas repugnantes são os paupérrimos conservadores ortodoxos "sistematicamente" bitolados em suas visões de um Deus nada criativo, alienado, assassino, quase mórbido. Nem um nem outro produzem uma teologia realmente livre. Então, todos preferem recorrer ao charlatanismo americanizado em livros que nada dizem de novo. Vide o sucesso dos evangélicos (em todas as frentes).  Todos são um bando de religiosos enescrupulosos com as mentes treinadas para elaborar sofismas, enriquecem a custa da miserabilidade intelectual do nosso povo.
Na Igreja Católica, tampouco existe consenso sobre a espécie de intelectual de que o pontificado necessita. Se João Paulo II e Bento RATOzinger 16 tinham suas visões teológicas, mas há outros teólogos brilhantes na Igreja Católica que seguiram abordagens bem diferentes. O que a igreja precisa é um santo Agostinho de Hipona ou um são Tomás de Aquino do século 21. Os conservadores que gostam de citar esses teólogos não querem que os teólogos contemporâneos os imitem. Os dois tomaram o melhor do pensamento intelectual de suas eras e o usaram para explicar o cristianismo às suas gerações.
Dessa forma, aproveitando a eleição do novo papa argentino que trouxe “alegria” e “expectativa”, Jorge Mario Bergoglio, agora papa Chico I, leiam uma das resenhas mais polêmicas no COMENDO LIVROS sobre a excelente obra “A Vida Sexual dos Papas”, de Nigel Cawthorne
fonte: Comendo Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...