domingo, 3 de março de 2013

NO LIMIAR DA FUNDAÇÃO – Isaac Asimov



A trilogia “A Fundação” foi eleita certa vez a “melhor série de fantasia e ficção científica de todos os tempos”, premiação polêmica e constantemente zoada pelo próprio Asimov (que achava que “O Senhor dos Anéis” deveria ter vencido). Ainda assim, o prêmio (que só foi conferido essa única vez) atesta a força e o encanto dessa maravilhosa história do futuro bolada por Isaac Asimov.

Pois muito bem. Mais de vinte anos depois, ele finalmente cedeu aos insistentes apelos de editores, fãs e até de outros escritores (um deles queria de todo jeito continuar ele mesmo a história), e resolveu escrever a sequência da trilogia. O resultado é esse livro (“Foundation’s Edge” no original), que considero melhor que os três anteriores da saga e até mesmo um dos melhores escritos pelo bom doutor.

Melhor no sentido de que nesse livro Asimov aproveita para tecer uma única e grandiosa história com suas dezenas e dezenas de livros de FC escritos ao longo dos anos. É nesse livro que ele unifica as histórias dos robôs e as histórias da Fundação em uma só trama, colocando “de quebra” várias histórias avulsas como “Fim da Eternidade”, outra favorita minha.

Golan Trevize, Conselheiro da Fundação, desconfia que a Segunda Fundação não foi totalmente destruída. Ele acaba falando demais, e é exilado de Terminus com uma missão secreta: atuar como um “para-raios” para a Fundação. Janov Pelorat, o historiador que o acompanha nessa empreitada, tem um grande sonho: provar que existiu de fato a lendária Terra, suposto único planeta de origem dos quadrilhões de seres humanos que infestam a galáxia... isso é só o começo da aventura!

Reli esse livro feliz da vida: era exatamente o que eu estava precisando!




***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

2 comentários:

  1. Nunca li nada de Asimov, preciso corrigir isso urgentemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que é sortudo, tem os livros todos dele para ler rararara! Abração querido!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...