sexta-feira, 29 de março de 2013

O CABOCLO E A CIGANA - Assis Brasil





Um livro que se lê num estalar de dedos, nem tanto pelo pequeno número de páginas, apenas 104, mas, também, pela narrativa cativante.

A Cigana do título do livro aparece depois da metade da história, antes disso, o narrador brinda o leitor com o dia a dia de Inação, o caboclo, e ao fazer isso o coloca em contato com a cultura interiorana do Piauí. Alguns casos são contados por Matias, um vendedor ambulante, amigo de Inação. Que deleite esses casos! 

A história é triste e mais triste ainda é a vida de Zita, esposa de Inação, não só por conta da presença de Sulima, a cigana, - esta, em minha singela opinião é a menor de suas tristezas - mas por situações vividas antes e depois do seu casamento. Vale ressaltar que ela "aparece" muito pouco na história, ponto para o Autor que mesmo assim dá à personagem uma presença marcante.

 

Adorei a escrita de Assis Brasil, minha vontade é de colocar aqui alguns dos casos que aparecem no livro e, ainda, algumas passagens da história que me chamaram a atenção, mas, isso seria incorrer em spoiler e talvez um entusiasmo excessivo de uma interiorana de coração, então, apenas recomendo a leitura.

Espero em breve ler outra obra desse Autor que me conquistou.

bj da angel ;)

7 comentários:

  1. Angel sempre inovando em suas leituras, abrindo nosso horizonte. Dica pra ser anotada e saboreada sem demora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!
      Viu aí... Angel com leituras inovadoras e nos mostram como temos bons livros (e de autores nacionais), bem interessantes.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Menino Rodolfo, fico feliz com esse registro, visto as marcas interioranas que a leitura apresenta penso que apreciaria tal leitura podendo. leia sim. acho que vai gostar.

    bj, querido, da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel querida!
      Colocar algumas citações não há mal algum, é até ilustrativo e pode chamar ainda mais a atenção de quem lê sua resenha, que por sinal, apesar de suscinta, mostrou todos seus sentimentos e o que podemos encontrar no livro, valeu de verdade!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Adoro obras que me tragam a paz de um mundo puro perdido...adoraria ler alguns dos casos. Se fosse eu, que sou a rainha dos spoilers, eles já estariam na tela. ahahah
    Adorei a resenha...fiquei com vontade de ler também.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moon!
      Acredito que colocar alguns relatos não é spoillers, sabia? Tem citações que temos de colocar mesmo, concorda?
      É verdade, a puresa e a ingenuidade etão perdendo seus lugares...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Angel amada, que bela resenha hem!!!
    Um livro super diferente, parece muito interessante!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...