sexta-feira, 29 de março de 2013


A ILUSÃO DA ALMA : BIOGRAFIA DE UMA IDÉIA FIXA  Eduardo Giannetti


Ganhei essa obra editada em 2010 de um aluno e achei o título muito simpático, mas fui deixando no fim da lista de leituras. Para minha surpresa, a obra não acompanha a titularidade com ar de romance mela cueca. Ahaha

A obra conta a história de um professor de literatura, um alter ego do autor, especialista em Machado de Assis, que após varias crises de  memória e alucinação, a descoberta de um tumor cerebral e a cirurgia de retirada do tumor, é aposentado por invalidez,  não consegue escutar muito bem, porém torna-se emocionalmente sensível demais a qualquer tipo de  ruídos.  O grande impacto emocional causado por todo o sofrimento e pela sequela após a cirurgia faz com que o professor isole-se em sua própria solidão, aumente seu desejo pelo conhecimento e crie uma verdadeira obsessão em relação aos estudos entre a mente e o cérebro.  Vive totalmente absorto entre livros e pesquisas constantes, envolvendo intimamente o leitor  em sua jornada.

Logo nos vemos fazendo parte dos seus estudos emblemáticos entre Demócrito (amo esse autor) e Sócrates, indo parar nas raias da  intimidade da neurociência moderna, da psicologia, entre outros estudos. Me enxerguei muito nessa obra, com toda paixão intelectual do protagonista e sua busca constante por respostas através de longas e solitárias pesquisas literárias...

É realmente a mente (alma para a filosofia) que abriga todas as nossas emoções ou a massa cinzenta carregada de neurônios que nos faz sentir todas essas sensações, emoções e pensamentos? Onde se estabelece a ligação entre esses dois mundos? Bem...não é uma pergunta fácil de resolver.  Em suas descobertas, o protagonista encontra na filosofia as teorias de duas correntes que embasam primordialmente seus estudos: a fisicalista (de fora para dentro com cérebro sobrepujando a mente) e a mentalista (de dentro para fora com mente sobrepujando o cérebro).


O autor nos demonstra que esse embate entre mente e cérebro acontece há 2.500 anos...nos mostrando que eles se entrelaçam em um fluxo constante e inseparável. E os questionamentos continuam por  páginas e páginas, dialogando sobre a supremacia do estímulo cerebral em relação a nossa mente, e até que ponto ele é capaz de despistá-la além de nossas sensações corporais. Muita pesquisa, muita filosofia, muita cultura e muito conhecimento permeiam essa obra.  Amei as conclusões finais do protagonista....não sei se concordo, mas é de uma coerência incrívellll!!!

Esse vídeo mostra a obra pelo próprio autor...vale a pena.


4 comentários:

  1. A obra me parece tremendamente instigante. Dica anotada querida Moon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!
      Tive a mesma impressão, achei a obra instigante e até fiquei com vontade de ler, mas estou com tantos livvros na fila, que nem sei...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Saudades de tu Rodolfo. Me sinto bem a vontade quando encontro gente que gosta de dialogar. Isso aqui é tão diferente da CRL né? Lá tinha mais trocas de olhares... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moon!
      "romance mela cueca" foi demais...kkk

      Gosto de livros em que temos de pensar e até quesinar nossos valores e conhecimentos, nada como filosofar, mesmo que de forma solitária sobre uma obra.
      Muito boa resenha e o livro parece bem interessante.

      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...