quarta-feira, 27 de março de 2013


O CARTEIRO E O POETA - Antonio Skármeta


Por causa do golpe militar no Chile, sua terra natal, por ser membro do Movimento de Ação Popular e Unitária,  e por sua insatisfação com o momento político de seu país, Esteban Antonio Skármeta Branicic foi obrigado a deixar sua terra natal, passando pela Argentina depois rumando para a Alemanha. 



E foi lá exilado e trabalhando como professor na Academia Alemã de Cinema e Televisão em Berlim em 1983 que escreveu essa linda obra, reproduzida pela 1ª vez nos rádios alemães, com a titularidade original ‘Ardiente Paciencia’, depois adaptada  para o cinema, obtendo 5 indicações do Oscar e vários festivais, com a segunda titularidade ‘El Cartero de Neruda’ já editada também em tomo literário. Amei esse autor chileno maravilhoso, pois como Neruda foi capaz de me fazer sentir o cheiro e escutar o som de suas linhas. 



Essa pequena linda obra conta a história de um simples rapaz pescador, que troca os mares para se tornar um carteiro na Ilha Negra no Chile, tendo somente como remetente e destinatário o poeta Neruda. E assim começa ali uma grande admiração e uma grande amizade com Pablo Neruda. Amizade essa que transforma o jovem, pois através de Neruda, o ingênuo rapaz entra no mundo literário, se apaixona pela poesia e se abre para o mundo, porém o mundo não para e não dá trégua....e essa amizade vai percorrer caminhos de intensa magia, de muita angústia e de muito sofrimento e dor.
A obra se passa numa aldeia de pescadores, onde o tímido e romântico carteiro é o único capaz de alguma decodificação das palavras. E é através do poeta que o jovem conhece as múltiplas compreensões da leitura...e da poesia. E é também com ela, que o jovem consegue finalmente articular seu amor platônico pela bela Beatriz.


Obra simples, porém carregada de metáforas, entrelinhas, muita poesia e de uma sensibilidade maravilhosa. É incrível como o autor consegue nos seduzir, nos emocionar e nos abrir muito poeticamente, para reflexões sobre um momento político muito conturbado do Chile dos anos 70, além de nos trazer o cheiro da poesia em cada frase, cada página, cada diálogo simples. Tudo com certeza em homenagem a lembrança de uma pequena parte da biografia do mestre Neruda. 


Mais tarde, já em 2004 lançou outra obra em homenagem a Neruda, com titularidade ‘Neruda por Skármeta’ que eu também ameiiiii!
Neruda parece que sabia que sua voz ecoaria forever pela eternidade.....
" E a minha voz nascerá de novo,
talvez noutro tempo sem dores,
e nas alturas arderá de novo o meu coração ardente e estrelado"  (Pablo Neruda)



 Eu poderia falar horas sobre a beleza dessa obra e a emoção que senti com a sensibilidade desse brilhante escritor...Linda obra e eu adoreiii e recomendooo!!! E como diria Fabinho...vivaaa Neruda!




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...