sábado, 30 de março de 2013


O PODER E O MEDO – Sandoval Barreto


Esse psicólogo multifacetado baiano conseguiu reunir numa pequena obra, a essência da libertação interior, através da função das ciências em amplo aspecto, misticismo, esoterismo e religião.
Seguimos as páginas pelas mãos de um personagem fictício (ou talvez monólogo interior?), que traduz e espelha a caminhada de conhecimento de qualquer homem comum,  e que vai desvendando o mistério da vida, abraçado pela reunião de imagens e verdades contidas nas mais diversas visões. E assim, mascarado em falas alheias, o autor critica “politicamente” o treinamento a que as normas herdadas e condutas sociais nos submetem, e nos anulam ao longo de nossa jornada, num domesticar histórico.


As linhas se enchem habilidosamente, quase numa evocação poética, de buscas incessantes pelo bem estar e pela retomada da alegria interior. A obra comprova que o mundo gira em torno, não das respostas e sim pelos questionamentos que acomodadamente nos vetamos.
Príncipes por natureza, nos tornamos sapos acomodados e tristes, a espera daquele que nos levará de volta ao mundo encantado, e através dessa parábola infantil, critica sutilmente, qualquer forma de acomodação e inércia. (Adoro essa metáfora, aliás já citei-a  muitas vezes, porém com outro viés....ahahah)

O autor vai se revelando num longo colar de lembranças do protagonista, demonstrando claramente sua intimidade interior, e nos repassando uma gama de conhecimentos e pesquisas, difíceis de não diluir como puro e delicioso ensinamento. O medo vai sendo delineado de forma tão clara, que o leitor se sente como parte da obra, vendo sua vida sendo desvendada e sua intimidade deflagrada, tamanha competência literária e habilidade do autor. E se utilizando de passagens poéticas, citações religiosas, filosóficas e práticas psicológicas, o autor consegue nos fazer entender que “nós não vemos o mundo como ele é, nós o vemos como somos.” p.46

Segundo o autor vivemos num mundo de escolhas, que gira em torno do ‘se fazer feliz ou infeliz’, com o mesmo esforço para ambos. Firmando suas crenças num entrelace perfeito entre religião x ciências, nos fazendo crer que somos mesmo pura energia e não apenas matéria comandada.
“Quando nos entrelaçamos a qualquer forma de pensamento negativo, a energia cósmica fica encurralada dentro de nós e produz problemas de toda espécie.” p.96 Eu já vivi essa passagem, onde minha alma doente fez meu corpo chorar...e através dessas palavras, me senti neste momento, parte integrante da obra. Lindoooo!!!

O autor classifica sua própria obra como uma ‘oração para mudanças’, e eu concordo plenamente, pois entendi que o epícentro da obra se encontra na possibilidade de mudança a partir de uma mudança interior, isso é...’a felicidade da vida é uma questão de permissão interior e não de resistência. ‘
Da capa ao epílogo sentimos a presença viva do confronto, entre o quase binômio  poder x medo, que faz da vida não simplesmente um viver carnal, e sim um pulsar de energias, onde metaforiando com o próprio autor, “a cada dia, a cada momento, nós podemos escolher entre o milagre e o sofrimento.” p.48

Eu precisava dessa leitura...como diz o meu grande amigo Fábio, filho desse brilhante autor...nada acontece por acasoooo!!! Depois de ler essa obra e passeando pelos caminhos do autor virei fã de carteirinha. Outras obras lindas permeiam sua carreira..Buscas e A Ecologia Humana nos Relacionamentos, lindooooss!! Vale muito a pena dar uma espiadinha nesse autor brilhante que tem tanto a ensinar....eu quando entro nessa página fico horas lendo e relendo suas mensagens, trechos de suas obras, suas  poesias, suas histórias curiosidades, etc..... Enfim é um link riquíssimo de um homem brilhante! https://sites.google.com/site/sandovalbarretto/Home



“Se uma pessoa nos frustrar uma vez, a culpa pode ser dela; se nos frustrar duas vezes,
a culpa é nossa: não devemos criar expectativas para que os outros cumpram; só devemos
criar expectativas para nós mesmos.” (Sandoval Barreto In: A Ecologia Humana nos Relacionamentos)

“Sou o bem onde me banho,
sou o mal de igual tamanho,
eu tenho fé, sou ateu.
Sou impotente e capaz,
sou tudo isso e sou mais,
eu sou um homem, eu sou eu.”
(Quem sou eu. Sandoval Barreto In: Buscas )


11 comentários:

  1. Moon querida, que bela resenha para um belo livro!

    Tenho esse livro na mesa de cabeceira, gosto de, de vez em sempre...rs..., reler algumas passagens.

    No momento, ele está emprestado para uma pessoa que, num desabafo, disse-me não suportar mais se sentir tão presa às noções de valores que recebeu até agora. Eu também creio que nada acontece por acaso e como meu relacionamento com essa pessoa é superficial, na hora, vi nele um sinal para lhe emprestar esse livro, senti naquele momento que as sábias palavras de Sandoval poderiam lançar uma luz libertadora para ela e assim não hesitei (aiiiii, tô mentindo, hesitei alguns segundos pois sou muiiitoooo apegada aos meus livros, e vai que ele não volte para mim =D =D =D) e no mesmo dia levei-o para ela.

    Sandoval é tudo de bom, suas palavras, não apenas nesse seu livro são um bálsamo para a Alma.

    Falei e disse!

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel!
      Concordo contigo, esse livro do Sandoval é fenomenal e me ajudou muito quando li.
      Bom poder ajudar alguém de alguma forma, né? Vamos ver se a pessoa leu o livro e tirou os sávios ensinamentos do Sandoval.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
    2. Eu disse, não disse? Então, a pessoa está lendo e disse-me estar gostando, vamos ver o que dirá após a leitura, te conto.

      bj da angel ;)

      Excluir
  2. Acho que fez a coisa certa srsrsr...ele veio para mim em um momento também de muita sensibilidade. Mas me desculpe....eu não desapegoooo nãoooo. Esse é daqueles que tem lugar cativo e eu tenho medo do vai e não volta. ahaha
    Ando querendo muito um exemplar de Buscas e A Ecologia Humana nos Relacionamentos. Emprestei para um trabalho de Psicopedagogia e nãooooo voltou. Andei futucando o link do autor, aliás ando sempre por lá, para ver onde comprar...vamos ver.
    Tu já foi lá no link? É muitoooo bommmm!!!
    Eu queria fazer o teste de personalidade, mas tenho medo do Sandoval constatar que sou uma loucaaaaa 100%. ahahaah Qualquer dia crio coragem. ahahah Se tu tiver coragem, me diz o resultado tá?
    Eu queria também fazer o curso que ele ministra sobre Educação Emocional (acho que sou bipolar ahahah), mas teria que ser on-line, por causa da nossa distânciaaa física. Nora me disse sabiamente, que tenho muita cultura sistemática, mas nenhuma cultura emocional...ahahah

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui sim, diversas vezes. Pois é, sei que fiz a coisa certa mas que estou agoniada até que ele volte para minhas mão, ahhhh estou mes-mo! Medo de se constatar louca? Pensei que isso já coisa certa... ahahaha... sorry baby, é brinks... devias fazer, viu. Também já disse pro Sandoval que um dia ainda irei fazer um dos cursos dele, quem sabe não combinamos pra um período de férias e viajamos ao mesmo tempo pra Bahia? Aproveitamos e visitamos Norinha e outros tantos amigos daquelas bandas que pretendo conhecer...

      Como diz a música, "sonhar não custa nada..."

      bj da angel ;)

      Excluir
    2. Minha loucura é coisa certa mesmo, por isso o medo da constatação médica por escrito. ahahah
      Seria maravilhoso...vamos ver se conseguimos ir mesmo? Nossaaaa seria maravilhosooooo!

      Excluir
  3. Angel

    Tu viu que venci minha burrice, carregada por você de novo aff, mas confesso que quase apaguei o Blog todo em minhas tentativas...ahahah Aliás foi o Sandoval que me ajudou com sua frase...o mundo é como você o vê...a felicidade da vida é uma questão de permissão e não de resistência. Você sempre me diz isso de forma diferente. Daí pensei...não adiante eu ficar remoendo o que nunca tentei operar. Quem sabe o erro é meu...se minha visão está errada, posso tentar mudá-la na prática ou tentar humanizar o que acho frio e estático, e me permitir essa tentativa. Mas ficar reclamando sem operar nada nãooo dá né?
    Valeu minha querida amiga...tu é mesmo um anjo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moon!
      A visão de mundo do Sandoval é excepcional e quebra muitos paradigmas do nosso cotidiano, mudando nossa visão em relação as situações.
      Sua resenha está fantástica, gostei muito.
      Boa Páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
    2. Rudy
      Acho que ele não muda nossa visão, apenas nos alerta sobre o outro caminho que sabemos e temos dentro da alma, porém não o colocamos em prática por resistência. As vezes precisamos desse puxão de orelha literário...eu amo isso e tenho sede de conhecimento, principalmente o emocional. ahah
      Carambaaa...acho que aprendi alguma coisa afinal. ahahah
      Boa Páscoa para tu também.
      Bjs

      Excluir
  4. Que linda resenha!!!
    Um belíssimo presente de Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  5. Fábio querido...eu te devia essa por aqui. E fiquei muito feliz por compartilhar meu livro de cabeceira.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...