quinta-feira, 21 de março de 2013

RESENHA - "LAÇOS INSEPARÁVEIS" - EMILY GIFFIN



LIVRO  : "LAÇOS INSEPARÁVEIS"

TÍTULO ORIGINAL: "WHERE WE BELONG"

AUTORA: EMILY GIFFIN

TRADUÇÃO: MARIA ANGELA AMORIM DE PASCHOAL

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS – 445

1ª IMPRESSÃO 2012

1ª EDIÇÃO 2012

CATEGORIA: FICÇÃO

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: - 978-85-63219-47-3
 

CITAÇÃO: "Sorri de volta para ele, e começamos uma outra longa conversa. Conversamos sobre a escola, sobre os garotos que conhecíamos em comum, os amigos dele e os meus. Ele me contou sobre sua música - sua paixão pela guitarra e por compor. Conversamos sobre nossos filmes e livros favoritos. Falamos até sobre Deus, religião e política. E ele me contou sobre o acidente que tirou a vida de sua mãe, que ele e o pai estavam no carro, mas que ele tinha trocado de lugar com ela na volta para casa porque ficava enjoado no banco de trás. Ele me contou que acreditava que seu pai ficou com raiva dele por causa disso - que ele preferiria escolher salvar sua mãe em vez dele." (pág. 107)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

Feita  por Mello e Mayer tem uma ponte ladeada por jardim que vai dar em uma passagem para um casario antigo, rodeada de árvores.

A capa é singela e bucólica.

(nota: 4,50   de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:
 

Feita pela Futura e Vanúcia Santos.

Tem: dedicatória, agradecimento, trinta e quatro capítulos numerados e com títulos. 

Letras pretas um pouco acima da média (ótima para leitura) e folhas amarelados.

Diagramação simples, porém eficiente.

Formato/Acabamento: 16x23xx3,0

Peso: 0.627 kg

(nota:  4,50 de 5,00)

- ESCRITA: 

Narrativa em 1ª pessoa na visão das protagonistas Marian e Kirby, transmitindo o ponto de vista de cada uma sobre os fatos e relatos.

A Emily Giffin tem uma forma de escrever bem descontraída e sem muitas palavras complicadas, atingindo o leitor.

(nota: 4,50  de 5,00)

CITAÇÃO: "Cuidadosamente evito o assunto doloroso de Michael, seu mais recente ex, sua separação ainda dói, e simplesmente a faz lembrar que ela tem um punhado de óvulos congelados e tem planos para usar uma mãe de aluguel, se for o caso." (pág. 216)

RESUMO SINÓPTICO:  


Marian Caldwell tem 36 anos e é uma produtora de programas para a TV e bonita; tem um relacionamento estável há 2 anos com Peter Standish, executivo de tv. Ela tem  uma vida aparentemente feliz e um grande segredo do passado, divido apenas por sua mãe.

Kirby Rose sempre soube que era adotada, os pais adotivos nunca esconderam o fato. As diferenças com a família adotiva ficaram cada vez mais evidentes e insuportáveis e ao completar 18 anos resolve ir atrás de sua mãe biológica.

Quando Kirby bate à porta de Marian, ela passa a reviver os momentos passados até a descoberta da gravidez e o rompimento com Conrad, pai de Kirby que nunca soube de seu nascimento...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Quando lemos alguns livros de um mesmo autor e eles são bons, criamos uma certa expectativa em todos os livros escritos. E foi assim com mais esse livro da Emily Giffin, já li dois livros ótimos dela: Questões do coração e Presentes da vida , e, tinha a expectativa de que Laços Inseparáveis fosse do mesmo nível. Confesso que ficou um pouco a desejar, porém o livro é bom.

Primeiro porque aborda um assunto que a meu ver é bem interessante: a adoção! Tenho uma irmã adotiva que quero muito, muito bem e não vejo diferença alguma, o amor que sinto é ainda maior do que pelo meu irmão de sangue, já que fui um pouco 'mãe' dela.

Depois pela forma como a autora aborda o tema no livro (e podemos diferenciar como a forma de adoção é diferente em cada país), bem estruturado, com um caminho correto a ser seguido, sem apelação, com consciência. Gostei demais, porque quando se envolve sentimento, as coisas tem de ser levadas a sério.

Um ponto que poderia ser melhorado é a forma nostálgica da personagem Marian, a meu ver ela ficou muito a desejar, poderia ser um pouca mais enfática. Achei que a personagem ficou muito ligada ao que havia acontecido no passado e não se importava muito com o presente, apenas deixava rolar.

Já Kirby ao contrário, apesar da pouca idade e de ser adotada, é uma personagem forte, que vai em busca do que realmente deseja e tem uma postura bem madura para a idade, fiquei fascinada por ela.

Bem, o que importa realmente são os 'laços' desenvolvidos no livro que mostram o quanto o amor dos pais é importante, independente de ser em uma família consanguínea ou adotada.

Aplausos uma vez mais para Emily Giffin!

CITAÇÃO: 
"-Sim - eu digo. - Foi duro...  mas sim.

-Tudo aquilo que vale a pena é difícil - ele declara segurando minha mão e a apertando.

-Sim. Bem, você estava certo." (pág. 393)

NOTA :  4,30 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)

BOOKTRAILLER:



SOBRE O AUTORA:



Emily Giffin é advogada, formada pela Wake Forest University, mas sempre gostou de escrever. Seus romances bem escritos e relacionados à vida moderna são garantia de diversão. A autora best-seller pelo The New York Times vive com o marido e três filhos em Atlanta, nos Estados Unidos.
Cortesia Editora Novo Conceito.


cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...