domingo, 10 de março de 2013

RESENHA - "O CLÃ DOS MAGOS" - LIVRO 1 - TRUDI CANAVAN



LIVRO  : "O CLÃ DOS MAGOS" - A TRILOGIA DO MAGO NEGRO - LIVRO 1
TÍTULO ORIGINAL: "THE BLACK MAGICIAN'S GUILD"
AUTORA: TRUDI CANAVAN
TRADUÇÃO: ROBSON FALCHETTI PEIXOTO
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –448
1ª IMPRESSÃO 2012
1ª EDIÇÃO
CATEGORIA: FICÇÃO
ASSUNTO: FANTASIA
ISBN: - 978-85-8163-000-7

O Clã dos Magos
CITAÇÃO:"Erguendo a cabeça de cima da mesa, Cery piscou os olhos. Era de manhã, supunha ele, embora sempre fosse difícil dizer quando se estava no subterrâneo. Endireitando-se, olhou para além da cama. A vela queimava fracamente e sua luz iluminava pouco, mas ele foi capaz de distinguir o brilho nos olhos de Sonea." (pág. 75)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA
Apesar da simplicidade da capa, apenas uma maga com manto preto e cajado na mão, a capa é bonita e tem tudo haver com a história do livro, isso é o mais importante.
Feita pela Equipe Novo Conceito.
(nota:  4,50  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  
A diagramação também é simples: uma pequena apresentação sobre o Clã, agradecimentos, dividido em duas partes e 29 capítulos numerados e com títulos, mais epílogo e um guia com as gírias das favelas e um glossário com as palavras diferentes e alguns mapas.
No final do livro as duas sinopses dos próximos livros, que deram a impressão que serão mais aventureiros, aguardem!
As letras pretas e medianas em folhas amareladas.  A diagramação feita pela Crayon Editorial Ltda.
Formato/Acabamento: 16x23x3,0
Peso: 0.621 kg     
            
(nota: 4,00  de 5,00)
- ESCRITA
É bem definida, detalhista (como gosto), fluida o que leva a uma leitura até certa rapidez, inteligente e carregada de termos diferentes, gostei demais.
A autora soube como prender a atenção do leitor através da sua escrita.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: "Cery fechou os olhos com força, depois os abriu outra vez. O rosto tornou-se mais nítido. Cabelos negros e longos emolduravam exoticamente belas feições. A pele de mulher era escura, mas não tão carregada quanto a de Faren. O nariz reto típico dos kyralianos acrescentava elegância ao rosto alongado. Era como se Sonea e Faren tivessem se tornado uma só pessoa.
Estou sonhando, pensou ele." (pág. 251)
RESUMO SINÓPTICO: 
Sonea é uma 'favelada' de Kyrália, mas não é uma coitinha. Embora não aceite a magia que habita dentro dela, não é triste ou acomodada, ao contrário, revoltada por ter sido expulsa mais uma vez do lugar onde morava com os tios, acaba fazendo magia bem no dia em que os Magos fazem a 'limpeza' na cidade, retirando os pedintes, criminosos e vagabundos.
Ela acaba jogando uma pedra que penetra o escudo protetor da cidade e atinge um dos magos, o deixando inconsciente, ato inconcebível. O Clã fica assustado, porque uma maga não treinada, uma maga natural,  está a solta nas ruas e esse é o maior medo do Clã. Começa a perseguição por Sonea...
Sonea foge com seu amigo Cery, apaixonado por ela,  por toda Királia, nos mostrando um pouco da cidade e do poder dos magos. Sonea vai relatando o que eles fazem e como prejudicam os moradores, já que prestaram devoção a um Rei que não faz nada pela cidade.
CITAÇÃO: "A entrada para o quarto permanecia aberta, um retângulo de escuridão. A princípio Sonea pensou que o esconderijo estivesse vazio, depois uma figura repentinamente apareceu em seu campo de visão, vinda de um dos quartos contíguos, fazendo a túnica verde balança quando parou." (pág. 148/149)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 
Sou muito fã dos livros de magia, onde aventura e mistério permeiam toda história, embora nesse livro específico, as magias pouco foram utilizadas, o que a meu ver, foi um dos pontos negativos do livro. Livro que fala de magos e suas 'leis' tem de ter magia, concordam? Ainda assim, fiquei atenta a todas as aventuras do livro e gostei.
Claro que para quem não gosta de detalhes e quem não gosta do assunto, o livro pode ser cansativo, principalmente até o 13º capítulo, mais ou menos a metade do livro, porque trata-se apenas da fuga de Sonea e mesmo mostrando tudo sobre a cidade e o submundo das favelas da cidade onde mora, a forma desumana como são tratados e como vivem (uma parte primordial do livro), ainda assim, algumas partes são enfadonhas.
O livro é interessantíssimo para quem gosta do assunto e mesmo sem romances aprofundados, sem muitas magias, Sonea é uma protagonista forte e consegue prender o leitor até o final com sua forma de pensar e viver diferente dos magos. 
Gostaria de ressaltar que o nome das personagens e lugares são totalmente inéditos, pelo menos para mim foi, nomes inusitados e interessantes, o que deu um plus a trama.
Livro recomendado!
CITAÇÃO: "Ou será que era a ideia de violar um juramento que a preocupava? Harrin e seus amigos trapaceavam e roubavam o tempo todo, mas consideravam a violação do juramento uma ofensa imperdoável. Para se manterem uns com os outros, faziam o que podiam para evitarem o juramento." (pág. 352)
NOTA : 4,00 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)
BOOKTRAILLER:

SOBRE O AUTORA: 



Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!
 
cheirinhos
Rudynalva

4 comentários:

  1. Eu quero tanto ler os livros dessa autora, mas eles são tão caros aqui pffs!!!
    Mas a cada resenha fica mais difícil não ir a livraria e comprar!!!
    Adorei o seu blog.

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Em abril farei sorteio da série completa no blog, aguarde e participe, quem sabe ganha.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Oi Rudy, tudo bom?
    Obrigado pela visita no meu blog, adorei seu comentário! Quanto à trilogia, já li os três livros e AMEI. A tendência é melhorar, o ultimo livro é tão intenso e maravilhoso e... eu vou sentir falta dessa série, provavelmente relerei em breve!

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath!
      Acabei de ler o 3º livro e realmente... fiquei sem fôlego, ótimo, logo terá a resenha.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...