segunda-feira, 25 de março de 2013

TOMÁS DE AQUINO - a razão a serviço da fé – José Silveira da Costa



Lindo, lindo, lindo!

Viva o santo da razão, o devoto do pensamento, o beato da lucidez: Santo Tomás de Aquino!

Esse livro do professor José Silveira é uma bela introdução à vida e obra de um dos maiores pensadores da humanidade. De forma didática e bem clara, José Silveira vai explorando as principais nuances da filosofia de Tomás de Aquino, sua permanente ponte com o aristotelismo, e também ocasionais pontos de ligação com o platonismo.

O livro é muito bem concebido e organizado, iniciando com uma biografia sucinta, passando para um resumo da filosofia de Tomás de Aquino, para então analisar a repercussão histórica de seu pensamento no mundo e no Brasil – essa parte em especial eu achei muito boa! Trouxe uma boa reflexão sobre a diferença entre a filosofia pura e as aplicações políticas dessa filosofia... Encerrando, uma pequena antologia com textos do próprio Tomás de Aquino.

Uma coisa que notei com mais clareza nessa leitura foi um paradoxo em minhas preferências: pois amo muito Tomás de Aquino, e acho Aristóteles um chato de galochas!!! O paradoxo vem da filosofia tomista ser muito baseada no aristotelismo... é que aquelas divisões todas do pensamento do Filósofo parecem óleo de rícino para minha mente, ugh!!! Mas quando é o Santo falando, que doçura:

“A verdade da vida é aquela pela qual o homem, na sua vida, realiza o fim para o qual foi ordenado pelo intelecto divino.”



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...