domingo, 14 de abril de 2013


A CAMAREIRA - Markus Orths





Com titularidade original ‘Das Zimmermädchen’, essa obra pequena e deliciosa desse brilhante alemão, traz como protagonista uma bela e jovem alemã de nome Lynn, que ao sair da internação em uma clínica psiquiátrica, tenta levar uma vida normal trabalhando como camareira em um hotel. Sua mente neurótica se mantem viva, desvendando a vida de cada hóspede a partir dos rastros deixadas em cada quarto. Suas mãos hábeis limpam tudo com cuidado e esmero, e vão juntamente com sua mente criativa, forjando a personalidade e a intimidade do hóspede que se foi.

Seu esmero pela limpeza transcende a curiosidade, indo parar nos braços da semi-loucura. Veste a roupas usadas, remexe cada detalhe, fala sozinha, assume enfim várias identidades irreais, menos a sua própria. 

Em certo momento, somente a imaginação a partir dos destroços já não lhe é suficiente, levando nossa protagonista a esconder-se debaixo da cama de um dos quartos. E as páginas vão se abrindo a cada hóspede, e com eles a visão da solidão, prostituição, alegria e da tristeza.

Lynn não tem uma relação muito próxima com sua mãe e seu namorado, e parece feliz em manter-se sempre muito distante de todos. Faz do mundo roubado dos hóspedes, o seu próprio Universo. Até que a voz de uma prostituta chama sua atenção. Alucinada pela voz aveludada e pela performa-se da mundana, Lynn rouba o cartão da prostituta e paga pelo seu serviço carnal, quebrando a invisibilidade. Uma relação anônima, apenas pela proximidade de sua neurose, da irrealidade que vive a cada semana embaixo de cada vida intima. E as páginas vão intercalando a relação carnal da protagonista com seus temores, que se materializa na prostituta e sua neurose...escutar o som de outras vidas embaixo da cama do hotel.


O autor consegue com brilhantismo, prender o leitor do começo ao fim da pequena obra...impressionando pela quantidade de tramas filosóficas em tão poucas páginas. Amei a obra desse promissor autor alemão e recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...