sexta-feira, 12 de abril de 2013


O RETRATO - Nikolai Vasilievitch Gógol 


Continuando minha viagem com Gógol em Petersburgo de 1831 a 1842 tenho que dar mão a palmatória sobre o brilhantismo da obra russa....eu realmente amo esses caras fabulosos. Ahaha
Idem ao 'O Capote',  essa obra faz uma contundente crítica social... miséria física e moral, As páginas vão se abrindo e nos mostrando como a ganância, cobiça e a ambição são capazes de destruir o ser humano.
Um pintor falido compra uma obra enigmática, que mostra um velho asiático com olhar demoníaco e aterrador...E é esse olhar maligno que transforma e destroí todo ser humano que passa pelo seu caminho, inclusive nosso protagonista. 

Gógol formula a obra, primeiro contando a história do pintor e da compra da obra enigmática, sua pobreza, sua ascensão na fútil sociedade russa do século XIX e sua destruição pela influência maléfica da tela, e depois um leilão público onde a obra está sendo leiloada é interrompido por um dos presentes, para esmiuçar detalhadamente sobre as múltiplas tragédias que aconteceram a partir da obra, com cada um que a possuiu, inclusive com o próprio retratista.

Um olhar demoníaco capaz de enriquecer e transformar em ouro a vida de seu possuidor, porém o pagamento dessa conta é a ruína, insanidade e morte pela ganância, vaidade, cobiça, ambição ...um acerto de contas onde o preço pago é a frágil alma humana vendida ao diabo.  


Bem...Gógol sempre lutou muito com o diabo em suas alucinações, o que realmente o levou a um estado de semi-loucura e depois a morte. Como diz o ditado...é a arte copiando a vida!
Existe uma impressão de titularidade ‘Contos de São Petersburgo’, que reúne brilhantemente as cinco histórias de Petersburgo...Avenida Névski, Diário de um Louco, O Nariz, O Retrato e  O Capote que valem a pena todas. 
A obra é fantástica e eu recomendoooo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...