domingo, 7 de abril de 2013

A  ERVA DO DIABO – Carlos Castaneda

 

Obra de titularidade original ‘The Teachings of Don Juan: A Yaqui Way of Knowledge = Os Ensinamentos de Don Juan: O Caminho Yaqui do Conhecimento’, editada  em 1968 com a titularidade A Erva do Diabo, Datura para os índios , nos traz os ensinamentos do autor com um índio Yaqui, também chamado de bruxo ou feiticeiro Dom Juan Matus no deserto de Sonora na fronteira com o México, quando fazia sua pesquisa antropológica sobre a cultura indígiena da América Central, para  apresentação da sua tese de mestrado com a titularidade acima já mencionada.

Como estamos cansados de ver, nos docentes claro, o alunos sempre nos trazem trabalhos repletos de referências científicas e bibliográficas para firmarem suas teses. Raramente encontramos pesquisas de campo, que na minha opinião tirariam os papagaios bibliográficos da cena acadêmica e dariam lugar a um grande estudo real e realmente original. ahahah

Carlos Castaneda nasceu no Brasil em 1935 e era sobrinho de Osvaldo Aranha. Com a morte de sua mãe e abandonado pelo pai por outra família aos 6 anos, foi morar com os avós, porém foi enviado a um colégio na Argentina onde ficou até seus 15  anos. Revoltado pelo abandono mudou-se para Los Angeles por intercessão de seu tio, para um lar adotivo...e foi lá que nasceu o antropólogo Castaneda.



O autor nos coloca muito bem a questão dos valores humanos em reflexão com essa difícil relação. Envolto no misticismo e nos valores diferenciados da civilização em que se insere o mundo dos yaquis (também chamados de Videntes = homens do conhecimento), o autor passa a vê-lo como mestre. Ensinamentos de vida, comportamentais, rituais com alucinógenos, de relações e organização foram absorvidos por Castaneda e denominado pelo ‘mestre’ como Caminhos do Conhecimento...lindo né?


Deserto de Sonora onde vive o povo Yaqui

A obra foi está entre os 100 livros mais lidos do século XX, porém essa enorme  leitura feita pela geração hippie dos anos 60, teve seu viés completamente deturpado, pois não absorveram a obra com fundamentos de ensinamentos e sim pelo prazer da experiência alucinógena do autor, e acredito que esse tenha sido o grande problema do autor em relação a crítica. Dizem as bibliografias, que a obra influenciou um grupo de jovens a invadir uma tribo e roubar sacos da erva, com mais de 20 kgs para a venda, e por essa razão a obra foi proibida nos EUA e no Brasil, e o autor foi inquirido pela ditadura militar do nosso país, tendo sua obra proibida de entar no Brasil.  

Eu adorei a pesquisa, os ensinamentos, as quebras de paradigma dos valores, o enorme conhecimento cultural de outros povos, ler a obra que causou tanto alvoroço nos anos 60 e recomendoooo!!!


 




2 comentários:

  1. Ele é muito querido os llivros, mas o que mais gosto é "A arte de sonhar". Leia se tiver oportunidade :)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Segui sua indicação e baixei em e-book. Vou ler e depois posto uma resenha. Valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...