segunda-feira, 8 de abril de 2013


PÁLIDO PONTO AZUL  - Carl Sagan



Obra de titularidade original 'Pale Blue Dot' editada em 1994, tem como musa  uma foto feita pela sonda Voyager  em 1990, onde mostra a Terra como um pálido ponto azul...
Sagan sempre foi um fanático pelo busca de inteligência extraterrestre...suas muitas de publicações científicas e sua grande quantidade de premiações sobre o assunto firmam essa obsessão. Foi assessor da NASA e um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa por exemplo....viveu boa parte de sua vida como diretor do laboratório de estudos planetários. Podia falar desse brilhante autor, seus estudos, realizações e obras por horas....



Segundo o próprio autor, a partir desse pequeno e pálido ponto azul  é possível entender que somos apenas um grão no meio da imensidão do mundo. Caminhamos sempre para a violência, para as incompreensões, para o ódio pela sua própria raça pelos séculos, apenas pela ilusão de sermos os únicos  no imenso Universo. Como diria o autor,  o centro do universo, o detentor absoluto dos conhecimentos, sem entender que somos os únicos também capazes de nos salvar do enorme colapso humano, nos rendendo a humildade de um conhecimento minúsculo em relação ao cosmos, ao amor e a alegria. Lindo como mistura ciência, filosofia, astrofísica, astrologia...esse é o cara!

É certo que a Terra é até na atualidade o único planeta conhecido com vida, e por essa razão é preciso que sejamos mais amáveis com o nosso próximo, e com o nosso único lar...o pálido ponto azul.
É uma imbecilidade realmente gastarmos tanto em programas ao espaço quando temos tantos problemas aqui...no nosso próprio lar, porém segundo Sagan, talvez esse conhecimento um dia poderá vir a ser nossa salvação.

Olhem esse vídeo delicioso sobre o pálido ponto azul.....Recomendo do autor também sua obra 'Mundo assombrado pelos demônios', que para mim é uma das melhores em termos de críticas, inteligência, humor, coberta de muita pesquisa e que nos leva a reflexões incríveis.





Um comentário:

  1. Lindo hem!!!
    Eu já vi algumas vezes esse vídeo, e é sempre muito bom ver outra vez!
    Eu gostava muito do programa Cosmos do Carl Sagan!
    Linda resenha querida Lua!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...