segunda-feira, 8 de abril de 2013


MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS :  A ciência como uma vela no escuro - Carl Sagan



Mesmo dentro da minha linha de racionabilidade religiosa, gosto de ler sobre o que se passa na cabeça das pessoas em relação a crendices. Afinal o misticismo toma conta da cabeça de milhares... Ahahahah

Nessa obra de titularidade original ‘The Demon-Haunted World’ editada em 1995 , e no Brasil como O Mundo Assombrado pelos Demônios: a Ciência como uma vela no escuro (a luz como processo científico) em 1997, o autor usa linguagem simples e clara, pois queria “eu acho”, atingir o público de um modo geral e não somente os pseudo-cientistas. Brinca com exemplificações, como aparecimento de fantasmas, santos, paranormalidade e até mesmo abduções, que alguns insistem em dizerem verdadeiras, e ele insiste em criticar usando seu conhecimento de causa cientifica como respaldo.  Fala com humor, das desmistificações de fenômenos sem explicação e até em bruxarias. Mas nos mostra também, suas visões quanto à ciência x política, cultura cientifica x cidadania, instrução x liberdade, e argumenta sobre a precariedade das verbas para pesquisas.

Desacreditar na verdade de outros e montar explicações fantasiosas, que é denominada por ele como explicações pseudo-científicas, são comuns na modernidade. Como por exemplo, vida após a morte que é declarada como verdade desde Platão... as regressões em sessões de análise... psicografias de gente morta como as de Chico Xavier... as comunicações espirituais e algumas delas validadas por cientistas em vários países.

Faz uma crítica severa aos profissionais de problemas mentais, que para validarem a teoria freudiana alimentam as alucinações de seus pacientes, como forma de tratamento pela fala. Viaja entre fantasmas, espíritos, milagres religiosos, curas místicas, ETs, disco voadores, etc. e nos mostra com muito humor o lado cientifico e racional dessas crendices.

Interessante destacar que explica a significância cientifica do sonho que quase todos já tiveram, inclusive eu, de se sentir caindo ou voando e acordar quando bate no chão. Mas não achei muito sensata sua explicação, de que se trata de uma lembrança ou um resíduo dos tempos em que meus antepassados dormiam nas árvores... achei meio non-sense....macaco na ciência, sei....ahahah O medo do escuro também é um tópico destacado pelo autor, que traz também como no sonho da queda, uma explicação cientifica baseada na ancestralidade. 

Bem, como astrônomo e automaticamente cético por formação, é evidente que super valoriza os métodos científicos em toda sua plenitude, como também critica as falsas verdades pseudo-cientificas e a credulidade, por acreditar se tratar de um mal evolutivo da humanidade. 
Evolui na explicação do método cientifico e do pensamento cético como ferramenta da verdade ou mesmo como barreira para as falácias fantasiosas que vão sempre nos rodear, mostrando que o analfabetismo científico é um dos piores destruidores da humanidade. Evidencia que só através da ciência, somos capazes de nos livrar das crendices, superstições e outras mazelas que circulam o Universo a nossa volta. Fala com tamanha convicção, que antes do término da obra, já nos questionamos sobre a irracionalidade das nossas crendices. ahah

Os capítulos se alternam humoradamente, entre falácias cientificas e superstições, sempre em críticas aos falsos cientistas com suas explicações teóricas sem fundamento, e usando de uma enorme argumentação cientifica, porém com uma linguagem muito simples, ao alcance de qualquer leitor.. Declara-se também contrário, a defesa do senso comum que é feita pelo governo e pela mídia, mantendo a fé nas crenças não cientificas sempre vivas, camuflados nos aspectos culturais e biológicos de um povo, que segundo seus critérios, não passam de armadilhas para eliminar a racionalidade humana e não apenas a negação e renúncia a ciência.

Descreve o universo de forma simples e compreensível, sem deixar rastros de dúvidas sobre a cientificidade como ferramenta importante para a evolução humana, pois para ele a ciência é o único meio sólido e simples de conhecimento sobre a humanidade e o planeta. Acreditar ou sermos influenciados por crendices sem fundamento é demonstrar nosso analfabetismo cientifico ativo. ahaha 



Sagan demonstra nessa obra uma inteligência ímpar, uma capacidade enorme de pesquisa,  sua crítica mordaz e ferrenha, seu ceticismo, e todo seu humor,  não raras vezes negro, porém com muita lucidez, clareza e de uma simplicidade incrível. Essa para mim foi a melhor obra de Sagan que já li e recomendoooo!!!

Tem três frases dele que expressam bem o seu pensamento:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida."
"A vida é apenas uma visão momentânea das maravilhas deste assombroso universo, e é triste que tantos se desgastem sonhando com fantasias espirituais."
"Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...