quinta-feira, 4 de abril de 2013

A ESMERALDA MALDITA – Edgar Wallace


Apesar de ter sido em sua época o escritor que mais vendia livros na Inglaterra, consta que devido à paixão pelo jogo e à vida de excessos muitas vezes Edgar Wallace teve que escrever livros às pressas, para pagar os credores. Creio que esse “A Esmeralda Maldita” foi um desses feitos “nas coxas”... Muitas coincidências forçadas, cenas inverossímeis, pistas esdrúxulas, personagens pouco convincentes... um livro bem abaixo do padrão dos outros que li dele.

Ainda assim, E. W. é bom o suficiente para manter o interesse. A narrativa é ágil e nenhuma das limitações chega ao ponto da “tosqueira”, e só ficam mais evidentes diante de outras obras superiores do mesmo autor.

O mais chato foi a pitada de racismo (etnocentrismo talvez seja o termo mais apropriado)... dá para relevar diante da mentalidade predominante na época em que o livro foi escrito (1916), é o mesmo tipo de situação que encontramos em Agatha Christie: os ingleses são os bambambans e os povos “exóticos” (no ponto de vista inglês) do oriente e terceiro mundo são ignorantes, burros e com uma tendência inata para a maldade... Dá para relevar, mas é chaaato isso... Quando o tema é racismo na literatura, sempre acabo lembrando de Monteiro Lobato. Amo o Sítio, mas não dou um livro dele para meu sobrinho ler nem a pau!!! Só as adaptações modernas e politicamente corretas.

Na verdade, perceber essas falhas no texto foi a maior diversão da leitura! Aprendi bastante. Isso é que é ótimo nos livros: quando um livro é bom, cresço com ele e me divirto. Quando não é tão bom, também aprendo e, assim, me divirto! Ler é bom demais!


***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...