quarta-feira, 3 de abril de 2013


O EGÍPCIO - Mika Waltari



Não conhecia esse autor finlandês e adorei. Amo romances históricos e esse autor é craque esse estilo. Essa obra de titularidade original ‘Sinuhe Egyptilainen’, editado em 1945 não foge a regra, porém o autor humaniza a história por intermédio da ficção de forma ímpar. O autor nos traz uma crítica contundente ao materialismo e ao cristianismo, e através de seu personagem principal, ele retrata brilhantemente a história do Egito a.C. , dos costumes a política, tudo isso entrelaçado com um lindo romance, e uma inesquecível memória.
Página a página a obra vai nos levando ao passado do protagonista, e nos fazendo sentir a sua do e, a sua saudade, através da tristeza de seus próprios relatos e memórias. Passagens lindas, romance, guerra, desavenças, intrigas, tramas e trapos compõem lindamente os 15 capítulos, nos fazendo querer viver nesse mundo mágico das pirâmides e faraós. 
O protagonista é traído pelo amor de uma mulher, obrigado a fugir de seu país natal, torna-se espião, viaja pelo Egito e nos brinda com suas memórias de amor, e suas revelações de saudade e horror. 



Personagens múltiplos e inesquecíveis como a bela e maliciosa rainha Nefertiti desfilam pelas suas memórias, dando um sabor a mais as lindas intrigas do autor e as veracidades históricas. Fiquei encantada com a obra...e ao seu final eu fiquei ali sentada com o livro nas mãos, sentindo o cheiro das águas e a brisa do Nilo  em meu rosto. Lndooo!

4 comentários:

  1. Adoro livros históricos e esse eu até comecei a ler, mas como o tinha pegado na biblioteca e tinha prazo eu ficava só renovando pq ele é ernorme e então um dia tive que devolver e fiquei de pegar novamente, mas aí nunca mais. A história mescla realmente o real e o fictício de forma impecável, entretanto as vezes a narrativa ficava um tanto cansativa.
    Até hoje não sei como olivro termina por ter abandonado a leitura e, atualmente nem ao menos sinto mais vontade de ler esse livro.

    abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila!
      Por vezes nos arrependemos de deixar um livro para lá, né?
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
    2. Camila
      Eu acredito que não sejamos nós que encontramos a obra é a obra que nos encontra. É uma questão de momento...as vezes estou mesmo para mangás e não para política ou poesia. A questão, na minha opinião não é o tamanho da obra ou a narrativa, mas uma questão de momento. Por exemplo...eu acho que sempre pego livros da Agatha Christie no momento errado e nunca consigo ler até o final. ahah

      Excluir
  2. Moon!
    Delícia poder viajar pelo Nilo e viver o que o Egito pode nos proporcionar.
    Parabéns pela resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...