quinta-feira, 2 de maio de 2013

DR JEKYLL AND MR HYDE (O MÉDICO E O MONSTRO) – Robert Louis Stevenson




Foi pura sincronicidade terminar no mesmo dia de reler esse livro e também o capítulo 16 do Gita, a respeito da natureza divina e demoníaca no homem... ou talvez, tendo começado a leitura do Gita primeiro, inconscientemente eu tenha sido novamente atraído para esse clássico do R. L. Stevenson... Seja como for, essa leitura me proporcionou boas reflexões, bem mais do que eu esperava.

Do ponto de vista estritamente literário, dá para entender porque R. L. Stevenson é cultuado como grande escritor até os dias de hoje. A história é muito bem contada, de forma a prender o leitor na narrativa. Porém creio que se o autor imaginasse o imenso sucesso de seu “O Médico e o Monstro”, talvez tivesse contado a história de forma diferente, dando menos ênfase à revelação do segredo de Dr. Jekyll/Mr. Hyde e, quem sabe, explorando mais as ambigüidades na relação dos dois...

Não que isso atrapalhe o prazer da leitura. Eu mesmo estava lendo a história pela segunda vez, já vi não sei quantas adaptações para o cinema, HQ, desenho animado e os cambau, e ainda assim fiquei eletrizado pela história!

É que Stevenson toca em um ponto nevrálgico do inconsciente coletivo nessa história. Tanto que o Médico e o Monstro já viraram arquétipos modernos, assim como Drácula e Frankenstein... com a diferença (em minha opinião) que Stevenson escreve bem melhor que Bram Stoker e Mary Shelley juntos!

Totalmente clássico!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...