terça-feira, 28 de maio de 2013

SIDARTA – Hermann Hesse



Um livro que traz paz e alegria ao coração.

Seria pouco e incorreto dizer que é a história de Buda contada por Hermann Hesse. Seria preciso ter em mente que esse é o escritor que ao contar sua autobiografia não se limitou a ir do passado até o presente, ultrapassando a fronteira do futuro e narrando também o momento no porvir em que ele, HH, foi preso por praticar magia e fugiu da prisão pintando um trem colorido na parede!
Essa não é, portanto, uma narrativa romanceada do Buda histórico. É, sim, a história espiritual do Buda dentro de cada um, e dos misteriosos e inexoráveis caminhos que levam o homem até ele.

É expressivo que Hesse tenha enfrentado grave crise enquanto escrevia “Sidarta”: havia chegado ao ponto da história onde até ele mesmo havia ido. Como seguir adiante? Só mesmo um grande Poeta para fazer jus à vasta tarefa de escrever um livro como esse!

Li agora pela segunda vez, após um longo tempo decorrido da primeira. Que Buda me conceda a oportunidade de ler outra vez!

***

Fiquei pensando muito nesse livro, com muita alegria e gratidão.

É uma leitura que conduz a fazer as pazes consigo e com o mundo, que benção!

Tudo isso em meio a uma linda história de amor!

Em meio a muitas lindas histórias de muitos amores!

Fiquei pensando muito em Hesse em termos de elementos...!!!

Se "O Lobo da Estepe" é o fogo que queima e "O Jogo das Contas de Vidro" a luz que ilumina, em "Sidarta" vemos a dominância de outro elemento: a água! "Sidarta" é a água que refresca e nutre, como um bom banho de rio (de outros tempos), esse rio que a cada momento brota da nascente e também se entrega ao mar, incessantemente. Da mesma forma que em "Demian", talvez, onde quase somos afogados em um turbilhão de poderosas emoções!

Ler esse livro me fez muito bem!

***
  
Expressando melhor esse pensamento: “Demian” está para “Sidarta” assim como “O Lobo da Estepe” está para “O Jogo das Contas de Vidro”.



***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


6 comentários:

  1. Caro Fabio, de Hesse li apenas Demian, e nunca mais fui o mesmo! Excelente! Preciso lê-los todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom né meu querido Rodolfo! Viva Hesse! Considero um dos mais altos patamares da evolução humana!!!! Também quero ler todos dele!!!

      Excluir
  2. Existe uma edição Bestbolso de clássicos da coleção Vira-Vira (duas obras do mesmo autor), que anda sendo vendida em lojas populares com custo de menos de R$10,00... Do Hesse está Sidarta e Demian. Comprei esses dias e a tradução é um espetáculo abraçando o novo acordo ortográfico. Fiquei muito feliz pela iniciativa de oportunizar o povo ao acesso de obras maravilhosas por um valor popular.

    De fato a obra na língua mãe com titularidade SIDDHARTHA, eu tive a oportunidade de ler e falo da tradução com propriedade...
    Amo Hesse e recomendo todosss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por essas informações preciosas, amada Lua!!!

      E viva Hesse!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...