segunda-feira, 13 de maio de 2013

UM HOMEM DESTEMIDO – Elmore Leonard




Tem livros que são ótimas surpresas, e esse foi um deles!

Há muitos anos atrás tentei ler “Chamariz” de Elmore Leonard, mas não consegui... tempos depois, essa primeira má impressão foi contrabalançada por uma entrevista do escritor para o Segundo Caderno do Globo, onde ele afirmava ter aprendido a escrever estudando os diálogos de um escritor consagrado (teria sido Hemingway? A memória pode ser traidora...). Nunca cheguei a estudar um livro do jeito que ele ensinou, mas gostei da lição e ficou uma simpatia guardada, e com ela o desejo de tentar novamente ler um livro de Elmore Leonard.

Pois então, essa semana encontro “Um Homem Destemido” (“Stick” no original) em um sebo da Lapa... não resisti. A capa, fazendo referência a um filme do Burt Reynolds a partir do livro, não é das mais inspiradoras: evoca o tipo de filme que passava no Supercine há mais de uma década e hoje talvez nem no Corujão passe mais...

Mas eu queria de todo jeito ler Elmore Leonard, nem que fosse para confirmar que não era mesmo bom... ledo engano! Fui surpreendido por uma história que flui como a vida, pois você nunca sabe o que acontecerá a seguir. E sobretudo pela força dos diálogos, que fazem os personagens ganhar vida! Elmore Leonard estudou direitinho o Hemingway ou quem quer que seja...

E não parou por aí... ainda estava guardada a surpresa maior, que foi perceber uma ponte entre Leonard e meu escritor favorito, Rubem Fonseca!!! Bem que imaginei o Rubão, em seus tempos de delegado de polícia, folheando alguma brochura do Leonard e sentindo aquela inconfundível comichão de escrever... será que foi assim? Não importa, em minha cabeça Rubem bebeu de Leonard, imitar os outros é necessário e a vida é coletiva! Para mim faz muito sentido!

Ah, quase esquecia de falar um pouco da história: tem um tipo durão e encantador (o tal do Stick), traficantes figuríssimas, lindas mulheres burras, uma linda mulher mais inteligente que qualquer homem, gênios financeiros aloprados, produtores de filmes babacas, criados ex-condenados... e por aí vai, o trivial rararara!

Agora quero ver o filme do Burt Reynolds e ler outros de Elmore Leonard. De preferência, no original.



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...