segunda-feira, 13 de maio de 2013

HOG BUTCHER – Ronald L. Fair




Romance escrito em 1966 sobre as tensões raciais de Chicago, no coração dos Estados Unidos. O título poderia ser traduzido como “Açougueiro de Porco”, e faz referência ao churrasco de costela de porco, uma iguaria que os negros americanos parecem saber fazer melhor que os brancos... (talvez seja também uma expressão idiomática, mas não consegui descobrir se é esse o caso).

A história é bem contada, sem grandes brilhantismos mas com uma calma eficiência. Talvez esteja um pouco datada hoje em dia e pareça um pouco ingênua, depois de Rodney King etc...

A trama gira em torno do garoto Wilfred e da importante decisão que ele precisa tomar, após presenciar o assassinato de seu ídolo, o adolescente Cornbread (“Pão de Milho”), morto por policiais que o confundiram com um assaltante. Terá Wilfred a coragem de enfrentar todo um sistema injusto e racista e contar o que sabe? Ou preferirá se calar, como todos os outros oprimidos de ontem, hoje e sempre?

Uma curiosidade nessa leitura foi acompanhar as anotações feitas por um leitor anterior, provavelmente um francês (ou francesa, pela caligrafia), que devia estar estudando o inglês e também as condições sociais dos Estados Unidos. Gostei muito de ler um pouco o livro pelos olhos desse companheiro francês de leitura, que aparentemente retirou da obra bem mais aprendizado e ensinamento do que eu.


***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...