quarta-feira, 17 de julho de 2013

RESENHA: BRUXOS E BRUXAS - JAMES PATTERSON

Olá pessoal, acabei de postar em meu blog uma resenha fresquinha de um livro que li, mas não recomendo. Enfim, para você entender os motivos pelos quais não gostei do livro, leia a resenha. Se você leu o livro e tem uma opinião diferente, comente. Se você não leu o livro, mesmo assim, não deixe de ler a resenha e comentar.
Visite  o meu blog e fique por dentro de outras novidades também. Beijocas e até o próximo post.
Decepção total
Depois do sucesso recente da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, ficou mais do que claro que os ditos livros distópicos ainda têm força no mercado editorial tanto quanto tiveram com os aclamados sucessos e já considerados clássicos da literatura do século XX “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley, “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, e vários outros cuja leitura ainda faz muita gente refletir.
Partindo do pressuposto do sucesso atual de livros distópicos_ livros que trazem histórias consideradas antíteses da distopia ou distopias negativas_, chegou ao público brasileiro mais um livro que segue essa temática: Bruxas e Bruxos (James Patterson, Gabrielle Charbonnet, Novo Conceito, 2013, 286 páginas).
O livro de Patterson em parceria com Charbonnet narra a história de dois irmãos, Wisteria e Withford Allgood, que da noite para o dia são arrancados de casa, acusados de conspirarem contra o atual regime político chamado de Nova Ordem e, para piorar, condenados a morte por bruxaria. Os irmãos ficam sem saber o que fazer e logo são mandados para a prisão onde sofrem maus tratos até descobrirem que, de fato, são dois bruxos poderosos.
Aparentemente a história teria tudo para ser boa, principalmente por misturar fantasia e distopia com uma dose de humor; porém, conforme a história vai se desenrolando, percebem-se pequenas falhas em seu discorrer que simplesmente podem incomodar o leitor mais exigente.
Os irmãos Allgood, por exemplo, sequer sabem que uma ditadura está sendo implementada por um regime autoritário, o que seria um pouco absurdo a julgar pela truculência como o novo regime age, no entanto, esse detalhe até poderia ter sido deixado de lado se outros não surgissem, como o aparecimento e o desaparecimento de personagens secundários dentro da trama, algo que o leitor só pode reparar muitas páginas depois ou nem reparar já que faltou no livro uma construção psicológica bem feita dos personagens, assim não se tem tempo para odiar, gostar ou sentir falta deles, até mesmo porque os capítulos são tão curtos  e carecem tanto de descrições mais detalhadas de locais e pessoas que torna a história corrida. Todavia, o ponto central da falta de desenvolvimento de Bruxos e Bruxas está em seu começo e em seu final; pois o início da narrativa se dá com a apresentação de seu fim, assim, todos os conjuntos de acontecimentos narrados no decorrer dos inúmeros capítulos de Bruxos e Bruxas funcionam, na realidade, como predecessores do primeiro capítulo, mas a questão não é narrar à história de modo a regrei-la ao seu ponto inicial, mas não explicar como os personagens chegaram à situação mostrada no primeiro capítulo, o que é algo bastante frustrante para quem leu o livro esperando descobrir tal questão.
Pode ser que algo que não tenha sido revelado neste livro seja revelado no volume seguinte da série, porém resta saber se o leitor decepcionado sentirá vontade de desvendar o aparente mistério e se preparar para outros talvez, ainda mais se os livros seguintes continuarem com a mesma linha narrativa extremamente corrida e sem muitos detalhes do primeiro volume da série Bruxos e Bruxas. É esperar para ler ou não.

6 comentários:

  1. Olá, já tem um tempinho que vi a propaganda deste livro na revista da Saraiva, bom primeiro que a capa já é podre, um livro sobre bruxos e bruxas com uma capa da letra B em chamas? Que isso? Depois que dois irmãos bruxos e pelo visto meio x-men pelo que li em outra propaganda.
    Adorei a resenha, assim não perderei meu tempinho curto para avalia-lo.
    Don
    http://donskedar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é Don, realmente o livro é decepcionante mesmo. Acho que o autor subestimou muito o público juvenil. Sinceramente é uma leitura que não recomendo.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Pois é , eu também detestei esse livro apesar de amar James, só que acho que nesse caso a co-autoria deve ter sido mais forte não é ´possível !!

    Um Beijo

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sara, obrigada pelo comentário. Então, não sei informar sobre a co-autoria porque nunca havia lido nada do autor, embora saiba que ele escreve em co-parceria com outros escritores. Enfim, se o James Patterson deveria ter dado o toque final na história, sei lá, acho que ele ficou tão perdido quanto os personagens! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Lucilene!
    Agradeço a contribuição para o blog, muito bom poder ter visões diferenciadas de um mesmo livro. Não li ainda, portanto não posso opinar no momento, embora o tema me atraia bastante.
    O autor é renomado, mas dizem que mesmo os grandiosos tem momento de amargura, pelo que falou, é o caso!
    Muito boa a forma como avaliou o livro!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...