sábado, 31 de agosto de 2013

RESENHA - "LIBERTA-ME" - TAHEREH MAFI



LIVRO  : "LIBERTA-ME"
TÍTULO ORIGINAL: "UNRAVEL ME "
AUTORA: TAHEREH MAFI
TRADUÇÃO: BÁRBARA MENEZES
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –444
IMPRESSÃO - 2013
   EDIÇÃO
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA
ASSUNTO: DISTOPIA
ISBN: - 978-85-8163-235-3
 
CITAÇÃO: 
"Eu ter pensado que poderia assumir o papel de uma garota normal com um namorado normal: eu ter pensado que poderia viver as histórias que li em tantos livros quando criança.
Eu.
Juliette com um sonho. " (pág. 107)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Design: Heber Maia e Jorge Parede.
Imagens da capa 'homens' de Shetter Stock.
Imagens da capa 'mulher' de Harper Collins e Aurora Crowley. 
A capa é uma bela mulher jovem, perfeita (na minha opinião) e com olhar marcante. Ao redor dela vidros estilhaçados e no reflexo de um dos pedaços do vidro, o rosto de um rapaz.
 O título em letras vermelhas, as letras cortadas ao meio.
Tudo na capa faz sentido ao ler o livro, e a moça é um deslumbre de linda.
(nota: 4,80  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  
Feita por Lucas Borges com impressão e acabamento da Geográfica 010313. (confesso que ainda não descobri o que significa os números).
É composto de dedicatória e 73 capítulos com numeração grande e rodeados de pedaços de vidro estilhaçados. Os capítulos são pequenos o que dinâmica rápida de leitura e as 444 páginas logo são 'devoradas'. Ainda mais com folhas amareladas e letras pretas um pouco acima da média, ajudam mais na leitura.
Formato/Acabamento: 16x23x3,0
Peso: 0.57 kg
(nota: 4,80  de 5,00)
- ESCRITA: 
A narrativa é feita em 1ª pessoa no ponto de vista da protagonista Juliette. A escrita é fluida e interessante, embora a autora dê a protagonista, uma espécie de vício de linguagem, onde ela costuma repetir 3 vezes (ou mais) algumas palavras e/ou trechos.
Encontrei 2 ou 3 erros que em nada atrapalham a leitura, porém poderiam ser corrigidos.
 (nota: 4,50 de 5,00)
CITAÇÃO: 
"Como seria fácil simplesmente apertar o mundo ao meu redor. Sugar sua força de vida e deixá-lo morto na rua apenas porque alguém me diz que eu deveria. Porque alguém aponta o dedo e diz: "Aqueles são bandidos. Aqueles homens ali". Mate, eles dizem. Mate porque você confia em nós. Mate porque você está lutando no time certo. Mate porque eles são maus e nós somos bons. Mate porque estamos dizendo. Porque algumas pessoas são tão idiotas que pensam mesmo que há grossas linhas em neon separando o bem do mal. Que é fácil fazer esse tipo de distinção e dormir à noite de consciência tranquila. Porque está tudo bem."(pág. 170)
RESUMO SINÓPTICO:  
"Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette.
Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor." (SINOPSE DA EDITORA NOVO CONCEITO).
Juliette é levada ao Ponto ômega onde há um movimento clandestino que luta contra a resistência e onde estão alojados aqueles com poderes diferenciados. Lá aprendem a usar seus dons da melhor forma possível, aprendem também a defenderem-se contra o Restabelecimento.
Juliette não aceita seus poderes e mesmo perto de Adam, continua sentindo-se solitária. Foi descoberto que o dom dado a Adam, permite que ele consiga tocar em Juliette, entretanto, ele fica consumido ao fazer isso... ela fica arrasada ao descobrir que também a ele, sua aproximação poderá ser fatal.
O que mais a chocou foi descobrir que sente-se atraída também  pelo malvado Warner e tenta descobrir o que realmente vai na alma dele. Tenta amenizar sua índole má, sem sucesso.
Vários  segredos serão revelados nesse segundo livro da trilogia e todos bem inesperados... 
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 
Gostei muito mais desse livro do que "Estilhaça-me". Tem mais ação, descobertas inesperadas, mistérios resolvidos, luta e sobrevivência. Tem muito mais ação e o romance se intensifica mais.
O que falta a meu ver, é mais força na protagonista. Não consigo entender uma pessoa com tantos poderes, cobiçados por ambos os lados (bem e mal) e ainda insegura, inexperiente e medrosa. Ela amadureceu um pouco nesse livro, conseguiu tomar suas próprias decisões algumas vezes, porém ainda não é destemida e ousada (como gostaria que ela fosse).
O tema distopia é bem desenvolvido, gosto do tema que fantasia uma sociedade totalmente diferente e fantasiosa. 
Acho interessantíssimo os poderes que as pessoas tem e que podem resolver problemas em qualquer  convivência social, mas... essas pessoas tem de viver escondidas. Fico intrigada e com muitas questões sem respostas.
Apesar disso tudo, o livro é muito bom. Uma distração incrível que prende ao ser lido. Vale a pena a leitura para quem gosta do tema Distopia.
Vamos aguardar o terceiro livro para ver se consigo respostas para minhas dúvidas. 
NOTA : 4,50 de 5,00
CITAÇÃO: 
"Porque há momentos em que a raiva sangra e some até não ser nada além de uma dor simples na boca do meu estômago e eu vejo o mundo e penso sobre suas pessoas e no que ele se tornou e penso na esperança e talvez e possivelmente e possibilidade e potencial. Penso em copos meio cheios e óculos para ver o mundo com clareza. Penso em sacrifício. E compromisso. Penso no que acontecerá se ninguém lutar contra. Penso em um mundo onde ninguém se opõe à injustiça.
E pergunto-me se, de repente, todos aqui estão certo.
Se, talvez, está na hora de lutar."(pág. 171)
BOOKTRAILLER:
 http://youtube/fiKP4daS7VY

SOBRE O AUTORA:
 
Tahereh Mafi é de Connecticut (EUA) e tem 25 anos. É formada em Artes e fala oito idiomas. Atualmente vive em Orange County, Califórnia. Em 2011, lançou seu primeiro livro, Estilhaça-me (Shatter Me), publicado no Brasil no ano seguinte. Após estrondoso sucesso, teve os direitos de sua obra vendidos para 22 países e os estúdios Fox compraram os direitos de adaptação para o cinema. Em 2013, lançou o segundo livro dessa trilogia, Liberta-me (Unravel Me).
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.


CHEIRINHOS
RUDYNALVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...