sábado, 24 de agosto de 2013

RESENHA - "A LUZ ATRAVÉS DA JANELA" - LUCINDA RILEY





TÍTULO: "A LUZ ATRAVÉS DA JANELA"

TÍTULO ORIGINAL: "THE LIGHT BEHIND THE WINDOW "

AUTORA: LUCINDA RILEY

TRADUÇÃO: IVAR PANAZZOLO JÚNIOR

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –543

IMPRESSÃO - 2012

 1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: - 978-85-8163-114-1
 

CITAÇÃO: "Era impossível fazer qualquer julgamento a respeito do lugar onde a casa fora construída. Naquele momento, a paisagem poderia ser tanto um lugar na Sibéria quanto um vilarejo inglês no meio dos pântanos do norte de Yorkshire. A paisagem estava branca, vazia e desolada até os olhos de Emilie podiam enxergar. Involuntariamente ela sentia calafrios, que vinham tanto do aspecto tristonho do lugar quanto do frio." (pág.197)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

Uma jovem moça de costa como se abraçasse a si mesma, sentada no espaldar de uma janela envelhecida; pequenos ramos de flores a frente...

Achei a capa feita por Jorge Paredes delicada e romântica, lindinha.

(nota: 4,50  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

São 543 páginas de romantismo e tem: dedicatória, 
pensamento, poesia, 35 capítulos numerados e com títulos (alguns com datas e localização), epílogo, agradecimentos e bibliografia. Folhas amareladas com letras pretas.

Uma diagramação completa.

Formato/Acabamento: 16x23x3,5

Peso: 0.761 kg

(nota: 4,70  de 5,00)

- ESCRITA: 

Como falei o romantismo impera nas palavras da autoria. 
Fiquei encantada com a narrativa descritiva das pessoas e locais, dá impressão que podemos visualizar perfeitamente cada passagem e como complemento ainda diálogos construtivos e poemas delicados. Lirismo puro, adorei!

Pequenos deslizes ortográficos e gráficos, nada que chegue a interromper ou atrapalhar a leitura.

 (nota: 4,90 de 5,00)

CITAÇÃO: "Uma semana mais tarde, depois de ser mantida presa no quartel-general da Gestapo, interrogada e brutalmente torturada por se recusar a revelar as informações que eles queriam, Venetia foi conduzida ao pátio.

O oficial que a amarrou ao poste olhou para ela com uma expressão de nojo." (pág. 363)

RESUMO SINÓPTICO:  

Final dos anos 90... Emilie de la Matiniéres acaba de perder a mãe e de ganhar o legado de uma das famílias mais ricas da França. É veterinária e simples, não se acha capaz de assumir as responsabilidades que lhes são impostas, quer apenas ter uma vida simples. É ingênua e fraca.

Sebastian Carruthers surge na vida de Emilie quando ela resolve reformar o Château herdado. É um homem manipulador e tem um objetivo bem definido ao se aproximar de Emilie. Acabam se casando de forma rápida e tempestiva e vão morar na casa de Sebastian na Inglaterra.

A família de ambos tem um elo de ligação... Na reforma Emilie descobre uma caderneta de sua tia falecida que a remeterá ao passado e a ligação entre a sua família e a de Sebastian.

Constance Carruthers é a heroína do passado, agente da resistência alemã durante a segunda guerra, onde o nazismo dominava. Ela se envolve com o pai e a tia de Emilie, trazendo as intrigas à tona e descobrindo o véu dos mistérios que envolvem as famílias...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 

Gosto de romances e amores impossíveis.

A 2ª guerra mundial é interessante e me absorve. 

Gosto da forma como a autora une o presente reportando ao passado e se utilizando de algum objeto para fazer o elo entre as duas épocas. É uma forma criativa de se expressar e prender a atenção do leitor.

Confesso que no início do livro, fiquei um tanto dispersa e a leitura se arrastou um pouco, porém, logo entrei no ritmo da leitura e nas fascinantes descrições que a autora faz dos lugares e pessoas. 

Muitos personagens e informações riquíssimas, mistérios, mentiras, espionagem, nazismo e no final, um grande romance. Todos esses elementos juntos exigem do leitor atenção e cuidado ao ler, para não perder uma passagem que seja. Para quem gosta do assunto o livro é fenomenal.

O melhor de tudo foi poder ver o crescimento da protagonista no presente, porque no início, ela mais parece uma adolescente e não uma mulher de 30. O bom que ela foi se desenvolvendo  e tornando o livro cada vez mais agradável.

A autora sabe como escrever um bom romance e deixar o leitor na expectativa.

NOTA : 4,80 de 5,00

BOOKTRAILLER:



SOBRE O AUTORA:



Lucinda Riley nasceu na Irlanda e durante sua infância viajou por todo o Oriente. Assim que se mudou para Londres, começou carreira como atriz de cinema, teatro e televisão. Aos 24 anos, baseada em sua experiência com dramaturgia, escreveu seu primeiro livro. Sua paixão por História trouxe-lhe a inspiração para escrever romances que têm conquistado os primeiros lugares nas listas de leitura de todo o mundo. Vive entre os Estados Unidos e a França, com o marido e quatro filhos.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.


CHEIRINHOS
RUDYNALVA

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...