quinta-feira, 5 de setembro de 2013

RESENHA - "SEDUÇÃO CIGANA"- (LITERATURA NACIONAL) - LAURA ELIAS



LIVRO  : "SEDUÇÃO CIGANA"- (LITERATURA NACIONAL)
COLEÇÃO DESEJOS PROIBIDOS
AUTORA: LAURA ELIAS
EDITORA  : MYTHOS BOOKS
PÁGINAS –128
  EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: ROMANCE
ISBN: - 978-14-0122-589-6
 Sedução Cigana
CITAÇÃO: "-Sua alma despertou - respondeu a mulher com simplicidade. - Jamais se separe do que traz consigo. É seu destino, sua sorte e sua proteção." (pág. 16)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Casal  cigano dançando como se tivessem em êxtase, ao fundo as  sombras de um castelo e montanhas.
Título em letras brancas e vermelhas. 
A capa é simples mas condiz com o conteúdo do livro.
(nota: 4,00  de 5,00)
: -DIAGRAMAÇÃO
As folhas são de papel reciclado com letras pretas pequenas, a leitura fica um pouco prejudicado porque as letras são miúdas.
Conteúdo: poema inicial, prólogo, 12 capítulos numerados e epílogo. Na parte superior das páginas com os títulos tem uma cor cinza e também local e data no início das partes entre os capítulos, localizando o leitor.
 (nota: 3,50 de 5,00)
- ESCRITA: 
Narrativa feita em 3ª pessoa desconhecida e diálogos.
A forma de escrita da autora é fluida e de fácil entendimento.
Detectei alguns erro de grafia, a meu ver, poderia ter uma nova revisão para melhorar a leitura.
 (nota:  4,00 de 5,00)
CITAÇÃO: "- Eu me recusei a deixá-lo se aproximar de você e ele me ameaçou e a você também, dizendo que assim como nenhum de nós pode conter a água que invade a terra, também ninguém pode evitar que aquilo que está escrito se cumpra. Então, mostrou-me o medalhão e disse que a próxima vez que eu voltasse a ver aquela joia, eu perderia você para sempre. Ainda assim, não permiti que se aproximasse e o homem se foi." (pág. 50)
RESUMO SINÓPTICO:  
Kathyn tem 27 anos, é dentista e mora em Detroit com os pais. Tem uma vida estável financeiramente, é bonita e não tem namorado. No dia de seu aniversário ganha um medalhão e a partir daí, toda sua vida muda. Descobre que foi adotada e que tem sangue cigano correndo nas veias...
Nicole é a maior amiga de Kathyn e junto com ela viajam para Romênia em busca do pai cigano da amiga. Lá conhecem a espivitada idosa Georgeta, cigana especialista em ervas, leitura de mãos e sabe o futuro de todos que cruzam seus caminho.
Gerta (como é chamada Georgeta) é mãe adotiva de Petre Ionescu, cigano belíssimo, autoritário e mandão. Kathyn sente-se atraída por ele, porém, não admite as atitudes autoritárias de Petre...
O futuro entretanto não pode ser mudado e logo ela descobrirá  que  a alma cigana de Dana Rotaru (nome de batismo cigano de Kathyn), a dominará e tomará conta de sua vida dali em diante.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Sou fã da Laura Elias e já li alguns outros livros dela que me arrebataram, entretanto esse livro em particular é um romance morno, sem muitos rompantes e sem muita intensidade. 
Mesmo baseado na cultura cigana, que muito me interessa e é um povo interessante, apaixonado e arrebatador, o enredo não é profundo o bastante para empolgar, pelo menos na minha opinião, não.
É interessante, se tem a noção de como vive um povo cigano e seus dons. Tem um romance instantâneo, aliás a paixão é instantânea e dali uma vida inteira de amor cigano.
O melhor do livro são as 'loucuras' de Georgeta e as 'brigas amigas' entre ela e Nicole, que dá um tom de humor ao livro.
Leitura descontraída e leve, boa para aliviar as tensões.
NOTA : 3,8  de 5,00
CITAÇÃO: "- Dana, vou lhe ensinar o segredo de um casamento feliz. Deixe seu homem achar que manda, finja que obedece  e faça exatamente aquilo que quer fazer. Contanto que ele pense que a ideia foi dele, viverão juntos em perfeita harmonia por séculos. - disse com firmeza a velha. - Homens são meninos cujo corpo cresceu, nada além disso." (pág. 70)

SOBRE O AUTORA:


Autora de livros de sucesso há muitos anos – embora em muitos dos quais tenha assinado com pseudônimos – Laura Elias garante que “há vida além dos modismos” e diz acreditar que sua obra vá durar “além da moda, por ter uma história foge do habitual”.

cheirinhos
Rudynalva

7 comentários:

  1. Eu li e gostei muito porque sou particularmente apaixonada pela cultura cigana kkk. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neiva!
      Gosto demais da cultura cigana também, agradeço seu comentário.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Sou fã da Laura Elias, já li vários livros dela, esse também. Gostei.

    Muito pertinente sua análise Rudy. :)

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel amada!
      Sou fã de carteirinha da Laura.
      Obrigada por achar pertinente minha análise.
      cheirinhos
      rudy

      Excluir
  3. annnn rudynha, fiz questão de passar por aqui, afinal de contas eu, você e angel, somos fãs de laura, além do elo de amizade que nos liga, temos um elo que nos liga a esta escritora. não li este livro dela, li "amor oculto" e também um outro livro que ainda não foi lançado, mas sei que será sucesso (não vou abrir sobre ele agora, rs). pelo que percebi, este não lhe agradou muito, mas é assim mesmo, algumas leituras nos pegam, outras não, além de que outros podem ser atraídos por ele né? o que é inegável é que esta escritora incansável parece não se esgotar, sempre tem uma história prontinha na manga pra nos brindar. sucesso pra ela então e bjos pra você rudynha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!
      Verdades incontestáveis.
      Sei que agora você é o 'leitor piloto' de vários autores nacionais, o que me dá orgulho por saber que tenho um amigo tão inteligente.
      A Laura é maravilhosa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...