quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CAMARADAS – Robert Servive






Com titularidade original “Comrades – Communism: A World History” editada em 2007, contendo 568 páginas, a obra faz um retrato  da história do comunismo no mundo. O autor como pesquisador e especialista consagrado no assunto, nos delicia com uma análise global, se pautando em documentação e fontes legitimas.

Focando os grandes nomes do comunismo, como Lenin (ou Lenine), Marx, Castro etc., o autor delineia a trajetória e fatos históricos-políticos dos protagonistas em minúcias, numa visão completamente laica. Onde visa com importância supra, não somente os regimes, mas os fatos sociais que os levaram a situação de semi-deuses políticos, e a atração que é exercida até nossos dias o Comunismo.

Defensor de Lenin, o autor faz uma viagem aos regimes duradores como os de Cuba e Iugoslávia...e os fracassos da Hungria entre outros.
O autor declara que mesmo o comunismo estando morto em sua forma original, ainda é preservada a pobreza e injustiças que fomentaram sua expansão...isso é, de nada adiantou. ahaha

Usa a titularidade não ironicamente, mas como forma de mostrar a extensão social a que esse “movimento” se estendeu pela cabeça de 2 utópicos como Marx e Engels.
Gostei da forma laica com que  narra sua pesquisa-investigativa sobre a história mundial do comunismo, a criação de seus semi-deuses, e as supostas razões da  atração que ele exerce até hoje,  sem nenhuma pretensão maior que a de somente nos trazer a trajetória real dos fatos, pautado em documentação e fontes legítimas.
Só senti a hostilidade que li em outras obras,  quando faz referência genérica a alguns dirigentes comunistas, com seus olhares egoístas e despreocupados em relação ao povo.
Li dele também “Lenin : a biografia definitiva”, mas isso cabe em outro tópico.

Como obra de pesquisa-investigativa, para quem se interessa ou quer se culturar sobre o assunto histórico é maravilhosa, caso contrário recomendo comprar um desses best sellers mais leves. ahahaa



2 comentários:

  1. Muito Obrigado Rudyvania obrigado pela visita... em nome do blog http://commaosdeseda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ixe....que será que aconteceu com essa Rdyvania e os camaradas? ahahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...