quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EXERCÍCIO DE SOLIDÃO – Roberto Gomes



É uma obra linda editada em 1998, que através dos seus contos, fala da solidão, da melancolia, dos caminhos e descaminhos que fazemos na vida. As páginas se enchem de personagens e anti-heróis condenados as mais aflitas desventuras da vida curitibana, e muitas de suas delongas são os próprios espelhos da alma de qualquer leitor.

A obra nos enlaça com verdadeiros relacionamentos de isolamento da alma e do corpo, em singelos e poéticos casos de solidão, abraçados a temas como religiosidade, desilusões, adultérios, morte, prostituição, paixões inocentes, solidão de multidões, amizades, ciúmes...tudo isso embalado em fino papel erótico, e em um belíssimo trabalho como contador de histórias. 

Entrei em contato com esse autor, pois foi um dos tradutores de Cândido de Voltaire, O Jogador de Dostoiévski, e O Retrato, de Gogol.....autores que amo de paixão. Como também na Faculdade de filosofia com sua primeira obra filosófica Crítica da Razão Tupiniquim, além de ter uma maneira furiosa e irônica de escrever e criticar, que eu adoroooo! 

Li depois algumas obras desse multifacetado filósofo realista contemporâneo catarinense, que adorei....como Alegres memórias de um cadáver, Todas as Casas e e a linda crônica Alma de Bicho. Também escreveu 4 obras infanto-juvenil, que também usei em minhas aulas...todos valem a pena mesmo. Linda obra e eu mais que recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...