terça-feira, 26 de novembro de 2013

SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES – Gonçalves de Magalhães




Essa obra publicada em 1836, e dita como marco do romantismo brasileiro, traz em suas linhas, descrições poéticas de viagens reais e fala com delicadeza sobre sua saudade sobre vários ângulos, em  poemas lindossss.  Palavra essa que não existe tradução....

Foi o introdutor do romantismo sim, mas para mim, foi Gonçalves Dias que solidificou esse estilo da busca da identidade nacional, com sua poesia romântica e a publicação de Primeiros cantos... e principalmente com seu poema conhecido “Canção do Exílio”.

Esse médico, filósofo e poeta carioca, nascido em Niterói no Rio de Janeiro no séc. XIX consegue declarar nessa sua obra, em forma de poesia, suas visões de peregrino em relação a vários lugares, refletindo sobre Deus, sobre a paixão dos homens.. sobre o nada com brilhantismo e audácia. 



Eu particularmente não gosto dessa fase do romantismo...onde o patriotismo, o nacionalismo, o primitivismo brasileiro, a visão cristã e a natureza são exaltadas, mas a obra é de verdade linda para quem gosta e tem lugar cativo nas prateleiras de docentes em busca de material de trabalho. Quem gostar de ler on line...é só avisar ou baixar em Domínio Público.



A 2ª edição dessa obra editada 1859 custa R$700,00 e a 3ª  editada 1865 R$350,00 (foto acima), em uma biblioteca de livros raros...aff. Mas é tão lindaaaa!!! Eu querooooo....alguém aí aceita me dar um deles de Amigo Secreto eih? ahah



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...