segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ORGULHO E PRECONCEITO - Jane Austen





Essa autora inglesa do séc. XVIII me encanta...mesmo sendo classificada como conservadora, amo sua ironia e suas críticas encontradas claramente nas entrelinhas. Dizem as críticas que foi aclamado como uma das obras inglesas mais importantes, classificado como um dos primeiros romances modernos da literatura inglesa e que ainda hoje é record de venda.
Obra rejeitada pelos editores com titularidade original ‘First Impressions’ em 1797,  só sendo editada pela primeira vez em 1813, com a titularidade alterada para ‘Pride and Prejudice’, fala sobre questionamentos, relacionamentos, posicionamentos, a mordaça das mulheres da sociedade inglesa do séc. XIX e seus cotidianos marcados pelo escasso poder concedido as mulheres da época.
Irmã de cinco mulheres, a protagonista vive no campo perto de Londres, onde conhece um belo jovem, sua irmã e um amigo, que alugam uma propriedade ao lado da sua. Logo romances e flertes começam a acontecer e as barreiras sociais e preconceitos com eles também.
A obra conta com personagens muito bem delineados, que nos trazem grandes entrelinhas de críticas sutis. Diferenças entre o campo e a cidade, preconceitos, críticas ao clero, casamentos por conveniência, orgulho, confrontos sociais, inveja, traições, honra, fugas e tramas permeiam essa deliciosa e aparente inocente obra prima.

Pode parecer bem inocente para a modernidade corrompida em que vivemos, mas para a época é uma ruptura imensa....e fala de um amor que transcende qualquer obstáculo e supera qualquer barreira. Lindo e eu recomendo!

A capa de 1813 da primeira edição é lindaaaa!!! Aff....adoro obra antiga.


Essa é a linda Jane Austen....


4 comentários:

  1. Amo este livro!! Realmente, Moon, pelos padrões atuais, esta obra pode quase passar como ultrapassada, mas se levarmos em conta os valores que realmente importam na vida: amor, amizade, honra, caráter, dignidade... então ela é atemporal. Adoro o Mr. Darcy (suspiro...rsrs) e meu lado romântico se aflige com as idas e vindas da trama. Valeu pela resenha. Recomendo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de obras que conservam os valores mais preciosos no topo das prioridades....as vezes acho que o mundo perdeu a importância desses valores. E chamam isso de modernidade...BAH

      Excluir
  2. Tenho vontade de ler esse romance. Só leio resenhas e ouço comentários positivos em relação a essa obra da Jane Austen.
    Gostaria de convidá-los a visitar meu blog Conexão Informativa. É um blog em formato de revista eletrônica que dei início recentemente.
    Por favor, visitem e caso gostarem, sigam lá. Conto com a ajuda de vocês!

    conexao--informativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...