domingo, 22 de dezembro de 2013

RESENHA - "ARTHANNYA" (LITERATURA NACIONAL) - VERA LÚCIA CERVI MATTEI



LIVRO : "ARTHANNYA"

AUTORA:  VERA LÚCIA CERVI MATTEI

EDITORA  : DRACAENA

PÁGINAS – 490

1ª  EDIÇÃO FEV/2013

CATEGORIA: FICÇÃO

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: - 978-85-8218-094-5
Arthannya

CITAÇÃO: "É difícil explicar como ou quando o amor chega. Ele simplesmente aparece e toma conta, não importando de que raça você seja ou de que lugar você venha. Para ele esses obstáculos inexistem. É um sentimento que te fortalece e te completa de uma maneira que não há como fugir ou se separar dele, pois esse amor está dentro de você só esperando ser acionado por um olhar, ou um sorriso, ou um simples toque que seja. E você vai perceber que, por mais que se senta assustada, lá no fundo não vai querer escapar. E por que você quer ficar? Porque você se encontrou. A busca por sua outra metade chegou ao fim. E se engana quem disser que esse nobre sentimento chamado amor destrói ou arranca pedaços. Você sofre, sim, mas pela ausência do outro, ou, então, por vê-lo sofrer. As derrotas dele serão as suas derrotas, e as vitórias dele serão suas vitórias." (pág. 490)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA = 

Feita por César Oliveira.

Toda azul escuro. Título no centro da capa, abaixo a circunferência da terra com brilho, reflexos de luz e acima parte do rosto de uma jovem encostado em seu ombro, a outra parte está coberto pelos cabelos negros. O olhar é sensual.

A visão do planeta azul vista do espaço é algo que sempre me encantou e a capa logo me apaixonou. Belíssima!

 (nota: 5,00  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: 
 

Projeto gráfico da Heima Serviços Editoriais.

folhas amareladas com letras petas, as melhores para leitura.

Dividido em: Agradecimento, dedicatória, prefácio, 37 capítulos apenas numerados.

Simples e eficaz.

Formato/Acabamento: 16x23

(nota:  4,80 de 5,00)

- ESCRITA: 

A revisão foi feita pela Bianca Carvalho e Luciane Rangel possui pouquíssimos erros  que em nada interferem ou atrapalham a leitura.

É uma narrativa feita em 3ª pessoa e com diálogos entre os protagonistas bem construídos.

(nota: 4,80  de 5,00)

CITAÇÃO: "Será que você já ouviu falar de privacidade? É um conceito fácil de aprender e guardar, muito útil para manter algumas amizades estáveis." (pág. 106)

RESUMO SINÓPTICO: 

Lúcia foi deixada na varanda da casa de Alzira na cidade de Porto Ferreira/SP ao nascer. Dentro da cesta apenas ela e um colar misterioso que só foi entregue quando completou 18 anos. Ludy como é carinhosamente chamada por seus familiares é uma profissional conceituada em sua área e um tanto quanto desajeitada, sem vaidade e desastrada. Mora em Campinas/SP e sempre que pode volta a cidade natal para visitar a mãe e a irmã Clara, adolescente rebelde.

Henrique ou melhor dizendo Toran é coordenador do Núcleo Avançado de Pesquisas e Estudos (NAPE) localizada em Minas Gerais, rodeada por montanhas e invisível aos olhos humanos. Veio à Terra com a missão de pesquisar e descobrir melhorias para sobrevivência do planeta que está em total degradação e na eminência de destruição total. Existem mais sete núcleos espalhados pelo planeta. A vida dele é cheia de compromissos e tem muitas responsabilidades que precisa conciliar. Também foi imputado há ele uma outra missão pessoal, a qual somente Zomar, a segunda pessoa na hierarquia do NAPE e melhor amigo conhecem.

A primeira vez que Lúcia se depara com Toran, se vê envolvida pelos olhos cinzas de Toran e em sentimentos nunca vivenciados por ela. Sentimentos fortes, verdadeiros e profundos que a surpreenderam e a fazem se  questionar: seria capaz de enfrentar essa paixão avassaladora sem conhecer realmente quem é Toran?

Toran ama Lúcia (mesmo sem tê-la encontrado frente a frente) já há dois anos, desde quando foi incumbido por localizá-la e revelar-lhe a verdadeira história de sua origem e ao deparar-se com ela pessoalmente, o amor toma proporções ainda mais avassaladoras, entretanto, tinha de ter cuidado ao envolver-se com ela, não sabia qual seria a reação dela diante da realidade...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 

Sempre digo da minha dificuldade em fazer uma resenha quando gosto muito de um livro. Que acompanha o blog sabe que um dos meus livros favoritos é Yargo da Jacqueline Susann, justo por ser um romance ficcional que fala da realidade de outro planeta e do amor entre um Yargoniano e uma terráquea. Arthannya trouxe novamente o tema do amor entre duas raças diferentes, embora o conteúdo do livro tenha uma história um pouco diferente de Yargo.

Aqui o foco é realmente o amor, tornando o romance mais evidente que a própria ficção. Foram abordados os aspectos do verdadeiro amor em vários níveis, não apenas da atração entre sexos opostos, mas também o amor paternal, fraternal, profissional de forma global. 

A autora mesmo que inexperiente já que é seu primeiro livro, mostra maturidade de veterana ao expor um enredo carregado de suspense, mistério, romance... traz à tona as dificuldades que a terra sofre para manter o planeta vivo, traz tecnologia avançada (e idealizada pelos terráqueos), traz uma forma de transporte altamente desenvolvida e que há muito permeia as pesquisas da física quântica, a cura de doenças de forma mais rápida e indolor, telemetria, teletransporte, telepatia  e todos esses 'ingredientes' misturados, tornam o livro de ficção um pouco mais próximos dos nossos próprios desejos e da realidade (lenta) que vivemos.

As relações no livro são profundas e mostram que mesmo em planetas diferentes, existem pessoas inescrupulosas, egoístas e sem caráter; e, também, outras cheias de amor, que procuram fazer tudo dentro das regras e padrões impostos e com caráter inquestionável. Mostra que os laços familiares e também os consanguíneos são os importantes e jamais são esquecidos. 

Claro que alguns pontos poderiam ser mais desenvolvidos na trama, como o próprio planeta Arthannya, a linguagem utilizada pelos arthannyanos, as relações mais próximas da protagonista Lúcia, enfim, alguns pontos que ficaram um tanto quando a desejar, entretanto, espero e tenho o desejo que se torne uma série e em outros livros, a autora possa desenvolver um pouco mais esses aspectos.

O que posso dizer é que Lúcia com sua determinação e personalidade forte, sua entrega total ao amor e o enfrentamento do desconhecido, mostram a determinação dela e me conquistou em uma identificação profunda. Toran é aquele 'cara' idealizado e perfeito, nem preciso dizer que me apaixonei por ele. E que para os aficcionados por romance e ficção (como eu), o livro é M A R A V I L H O S O!!!

CITAÇÃO: " - É estranho pensarmos que, nesse caminho que estamos percorrendo, são poucos os que sabem para onde estão indo. O homem se tornou um prisioneiro de seu próprio juízo." (pág. 234)

NOTA :  4,50 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro


SOBRE O AUTORA:


 
Uma interiorana inquieta, ansiosa, otimista e alegre, mas acho que minha principal característica é que sempre peso os dois lados da balança em busca de um equilíbrio (coisas de libriano).

Nasci e passei minha infância e adolescência em São Joaquim da Barra, uma tranquila cidade do interior de São Paulo. Já morei também em outros municípios como Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo, e faz treze anos que resido em Santo André com meu marido e meus dois filhos.

Procuro estar sempre atenta às oportunidades que aparecem e penso que elas não podem ser desperdiçadas. É bom inovar e descobrir que podemos realizar coisas novas e diferentes. Mas, confesso que é difícil conciliar a mãe com a esposa, a dona de casa, a fonoaudióloga, a comerciante e agora também a escritora. E nem sempre consigo. Mas não me culpo. E também não abro mão dos meus momentos de lazer com a família e com os amigos e, principalmente, aquele tempinho que reservo para ler e escrever.
 
CORTESIA DISPONIBILIZADA PELA AUTORA.
CHEIRINHOS
RUDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...