sexta-feira, 28 de março de 2014

RESENHA - :”SEGREDOS E MENTIRAS" - DIANE CHAMBERLAIN



LIVRO  :”SEGREDOS E MENTIRAS"
AUTORA: DIANE CHAMBERLAIN
TÍTULO ORIGINAL: “THE MIDWIRE’S CONFESSION”
TRADUÇÃO: REGINA LYRA
EDITORA  : ARQUEIRO
PÁGINAS – 288
IMPRESSÃO 2014
CATEGORIA: FICÇÃO AMERICANA
ISBN: - 978-85-8041-219-2
 Segredos e mentiras
CITAÇÃO: “Parecia que não tinham se passado mais que algumas semanas desde que eu me sentara na mesma igreja para a cerimônia fúnebre de Sam, e agora precisava voltar ali. Tinha sido num estado de torpor que Emerson e eu havíamos organizado a cerimônia.[...]” (pág. 31)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Feita por Dmeacham  Design.
Imagem da capa: RobertMikulko.
Adaptação da capa: Raul Fernandes.
Mês lilás e em cima dela uma carta e sapatinho de bebê branco e verde; uma mão feminina tentando segurar o sapatinho.
Título em pequeno relevo na cor marrom.
A capa é linda, gostei demais da combinação das cores e tem tudo haver com o conteúdo do enredo.
 (nota: 5,00  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: 
Projeto gráfico e diagramação: Valéria Teixeira.
Impressão e acabamento: Cromosete Gráfica e Editora Ltda.
Dividido em: explicação e foto de quem era O ARQUEIRO; título e autora com reprodução em preto e branco de uma parte da capa; subdivido em III PARTES com 64 capítulos numerados, com títulos e alguns com datas e locais onde se passam a história, além do epílogo; agradecimentos e informações sobre a editora.
Papel amarelado com letras pretas, o melhor na minha opinião para leitura.
A diagramação foi perfeita.
Formato:  16 x 23 cm
Peso :360 g
Acabamento : brochura
(nota: 5,00  de 5,00)
- ESCRITA: 
O livro é escrito em primeira pessoa e cada capítulo na visão de uma das protagonistas, imprimindo sentimentos próprios de cada personagem a cada fato e acontecimento.
A autora introduz cada opinião pessoal das personagens de forma cautelosa, equilibrada e de maneira delicada, assim o leitor pode absorver os fatos com o suspense devido a cada capítulo, transformando a leitura prazerosa e de fácil entendimento.
Pouquíssimos erros de concordância que não alteram a leitura.
(nota: 4,70  de 5,00)
CITAÇÃO: “Observei-a atravessar o corredor. Ela precisava de um belo cochilo, pensei, e provavelmente não conseguiria tirá-lo até o dia seguinte, depois de encerrada a festa. Eram muitas coisas acontecendo. Todas as revelações sobre Noelle. O avô no hospital. A fest de Suzanne. Não era de espantar que estivesse um caco.” (pág. 185)
RESUMO SINÓPTICO: 
 NOELLE era enfermeira/parteira e amava o ofício herdado da mãe. Tinha uma maneira própria de se vestir e ver a vida. Após um acidente de carro, ficou viciada em remédios fortes para aliviar  as dores.
EMERSON (Emy) é casada com TED e Jenny é a filha do casal. Ele é corretor de imóveis e ela finalmente consegue abrir finalmente abrir seu tão sonhado café. Formam uma família “normal” e cheia de afeto mútuo.
TARA é organizada e prática. Há pouco tempo ficou viúva do grande amor de sua vida desde antes da faculdade, SAM e tem GRACE, fruto desse relacionamento, entretanto, elas não se dão bem, embora o amor esteja presente. O maior amigo e confidente de GRACE era SAM e agora ela tornou-se ainda mais fechada do que  antes da morte do pai.
NOELLE, EMERSON E TARA são amigas inseparáveis e até o suicídio de Noelle com um coquetel de remédios, achavam que sabiam tudo umas das outras. A amizade é tão grande que Jenny e Grace consideram-se como irmãs, por terem sido criadas muito próximas.
Na busca de encontrar motivos para o suicídio de Noelle, Tara e Emerson acabam descobrindo que ela tinha uma vida totalmente oculta do que elas conheciam e havia cometido alguns erros no passado e por isso, não aguentou o peso de seus erros e cometeu suicídio.
Os erros de Noelle mudam totalmente a vida das amigas. 
Será que são capazes de perdoá-la?
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 
Fiquei totalmente envolvida na leitura desse livro. 
A forma como a autora vai mostrando cada capítulo um novo segredo descoberto, a visão de cada personagem indo e vindo do passado para o presente e a forma como a história dessas amigas se encontram, é fenomenal.
A amizade é o ponto crucial do livro e nos dias atuais, encontrar amizades sinceras é um tanto difícil, o que traz o livro para uma realidade bem próxima da nossa, fazendo com que nos identifiquemos com as personagens e torna nosso envolvimento na leitura intenso, misterioso e carregado de curiosidade.
As personagens são muito bem construídas, cada uma com sua própria personalidade e a seu modo, fortes ou não, entretanto, tem o amor e a amizade como base, que torna o livro uma grande lição de companheirismo e cumplicidade.
Apenas um ponto me deixou um tanto frustada: o final repentino e abrupto, dando um desfecho de certa forma esperado, entretanto, indesejado, na minha opinião. A autora poderia ter explorado um pouco mais o final e ter continuado no ritmo do suspense que permeou todo o livro. 
Ainda assim o livro é maravilhoso e altamente recomendado para aqueles que gostam de dramas que poderiam ser reais, embora seja ficcional. Gostei muito mesmo.
SOBRE A AUTORA:
 Diane Chamberlain
Diane Chamberlain é formada em serviço social e, antes de ter a primeira obra publicada, trabalhou em hospitais em San Diego e Washington e com atendimento psicoterapêutico de adolescentes. Hoje ela se dedica exclusivamente a escrever e é autora de 22 livros, com direitos vendidos para 19 países. Suas obras são histórias complexas sobre amor, compaixão e perdão, com um toque de mistério e suspense. Segredos e mentiras chegou às listas de mais vendidos do The Times e do The Irish Times.
Diane nasceu em Plainfield, Nova Jersey, e mora na Carolina do Norte com seus dois cachorros e o marido, o fotógrafo John Pagliuca.
www.dianechamberlain.com
facebook.com/Diane.Chamberlain.Readers.Page
NOTA : 4,80 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
 
cheirinhos
Rudy

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...