quinta-feira, 3 de abril de 2014

O MAGO DE CAMELOT - Marcelo Hipólito




"O Mago de Camelot" narra a história de Merlin,o grande mago da lenda do rei Arthur.
Vindo de uma infância pobre e sofrida, Merlin é levado preso,juntamente com seu irmão,ao calabouço da fortaleza de Ratae.Ao ser salvo do calabouço,cai nas garras de algo ainda pior.Prestes a servir de sacrifício humano junto com o irmão, Merlin se vê diante do homem que iria mudar sua vida para sempre.

"O druida ergueu a lâmina,pronto a estripar sua primeira vítima:Merlin.Com uma expressão solene,desferiu o golpe homicida.
Contudo,para sua surpresa,teve a trajetória desviada por uma força invisível,irresistível,inesperada."

Iniciado nos rituais da magia dos druidas,Merlin, inteligente e sagaz,aprende tudo depressa e logo supera seu mestre.Ao ser levado á presença do príncipe Uther,Merlin usa da magia e da sabedoria pra ajudar Uther a vencer a guerra recuperar seu trono.E no furor dessa batalha Merlin, admirado, vislumbra o que o destino lhe reservou.

"O poder do feiticeiro proporcionou o vislumbre de uma nova era,magnífica e arrebatadora,ainda que envolta em sangue,traição e morte.E,para a concretização desse novo tempo,o próprio Merlin deveria pagar um preço terrível."

Uther,apaixonado pela bela Igraine,pede a ajuda de Merlin para conquista-la.Merlin aceita mas exige algo em troca:Arthur,o bebê de Uther e Igraine.
Durante muito tempo,Merlin e Arthur andam  pelo reino se passando por mendingos.Com isso Merlin mostra a Arthur o sofrimento de seu povo.Munido de um grande carinho por Arthur,Merlin prepara o jovem com sabedoria e conhecimento,sagacidade e destreza.

"Não tema meu príncipe-assegurou Merlin-Eu lhe mostrarei como assumir a coroa.
_Acha mesmo que posso virar um grande rei?
_Depende de você,milorde.Preste atenção e aprenda."

O ponto alto do livro:só se tornaria rei quem retirasse a espada Excalibur das mãos do rei morto.Mas o rei só cederia a espada ao seu verdadeiro sucessor.Muitos tentam,mas o único que consegue retirar a espada é Arthur.
Uma grande jogada do autor ao criar essa parte.

Diferente dos outros livros que li a respeito da lenda do rei Arthur,essa história dá mais ênfase a jornada do mago Merlin.
O livro tem um ritmo rápido e intenso.O autor vai direto ao ponto sem perder tempo com detalhes inúteis.Um prato cheio pra quem gosta de histórias recheadas de guerras e lutas.
E por fim o que realmente nos toca é o desejo arraigado em Merlin.Querer que o homem fosse livre da escravidão do cristianismo e do paganismo.

"Usarei Arthur para instaurar uma nova era.Uma sociedade guiada pela razão,em que as leis humanas substituirão a divina.A Cruz não é diferente da Natureza.Ambas escravizam com seus dogmas e rituais,tornando seus seguidores fracos e temerosos,servis ao poder dos sacerdotes"

Tem como não gostar de Merlin?
Excelente leitura!


9 comentários:

  1. É impossível não gostar de Merlin, meu querido amigo. Esse personagem só nos deixou boas e sábias lições. Pena que tenham se perdido no tempo e na ganância dos homens.
    Acho que vou gostar desse livro, já que adorei a resenha.
    Parabéns, bom fim de semana,
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli!Merlin é tudo de bom!
      Com certeza irá gostar do livro.
      Obrigado pelo apoio de sempre!
      Abraços!

      Excluir
  2. caro amigo joão, sinceramente, é impossível não gostar de Merlin. suas palavras veem de encontro ao meu gosto particular. fundo histórico, fantasia e uma pitada de capa-espada. sensacional.
    dois personagens emblemáticos, unidos umbilicalmente pela magia e pela lealdade, Merlin e Arthur, com a história contada e recontada, muitas vezes ficticiamente. Mas e daí? Quero mais, sempre mais.
    Então vambora colocar mais um livro na minha lista interminável de prioridades prioritárias. Suas palavras atiçaram ainda mais minha curiosidade... resenha redondinha, perfeita. Já é redundância parabeniza-lo, mas o faço assim mesmo: parabéns amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,com certeza irá gostar dessa leitura!
      Valeu pela visita!
      Abraço!

      Excluir
  3. João meu amigão,
    Fiquei surpresa e feliz com o seu post. Adorei saber que você está dividindo suas impressões neste blog. A opinião de um ávido leitor como você, sempre ajuda na escolha de uma boa leitura.
    Gostei demais da resenha.
    Parabéns!
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilda,valeu por ter vindo ler minha resenha e conhecer um pouco dessa leitura fantástica!
      Bjs!

      Excluir
  4. Já li esse livro e só posso dizer uma coisa: ele é excelente. O autor é muito talentoso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  5. João!
    Sou realmente fã do Merlin (em qualquer versão escrita) e o Marcelo dá um fundamento histórico irrefutável ao livro.
    Foi uma das gratas leituras que tive dos autores nacionais.
    Muito boa sua avaliação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...