domingo, 28 de setembro de 2014

RESENHA - ”DE REPENTE, ANA” (LITERATURA NACIONAL) - MARINA CARVALHO



LIVRO: ”DE REPENTE, ANA” (LITERATURA NACIONAL)- Livro 2
AUTORA: MARINA CARVALHO
EDITORA: NOVO CONCEITO
SELO: NOVAS PÁGINAS
PÁGINAS –320
EDIÇÃO 1
IMPRESSÃO
CATEGORIA:FICÇÃO
ASSUNTO: ROMANCE NACIONAL
ISBN: - 978-85-8163-535-4
 
CITAÇÃO:”Quero ficar mais um pouco, talvez até dormir por lá, mas querer não era sinônimo de poder em minha – e tumultuada – vida.” (pág. 160)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA-
Achei a capa interessante.
Ao fundo um castelo com abóbadas arredondadas e na frente, parte de uma jovem com camiseta pink e jeans com netbook no colo e sorriso no rosto (a própria caracterização de Ana). 
(nota: 5,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:
As folhas são amareladas e outras cinzas (trazendo um diferencial) e a fonte com letras pretas.
Composto dedicatória; pensamento; prólogo; 39 capítulos numerados e com títulos; epílogo; capítulo bônus e agradecimentos.
Impressão e acabamento Pro, 010714.
(nota: 5,00 de 5,00 )
- ESCRITA:
O livro e narrado em primeira pessoa pela protagonista Ana e intercalado pela visão de Alex.
A autora tem uma escrita contemporânea, linguagem de fácil entendimento e um tanto hilária com gírias, figuras de linguagens atualizadas para nosso tempo, tornando a leitura leve e concatenada.
(nota:5,00 de 5,00)
CITAÇÃO:”De repente, lembrei-me da invasão ao meu apartamento. Fiquei me questionando se esse fato não poderia ter relação com o sumiço da minha namorada.” (pág. 219)
RESUMO SINÓPTICO:
Ana Markov está na Bahia ao lado de seu namorado Alexander vivenciando toda plenitude de seu relacionamento. Dois anos haviam se passado e ainda continuavam juntos, cheios de amor e afeto um pelo outro.
Ana tem uma premonição que algo aconteceria a seu pai Andrej, o que a deixa muito angustiada. Alguns dias depois Andrej sofre um acidente (atentado?) de helicóptero e Ana volta para as pressas para Krósvia.
A lei de sucessão no país destina à Ana a governança e a continuidade dos projetos de Andrej. Totalmente despreparada, se vê envolta a um aprendizado relâmpago em como se portar, como agir, como se vestir e ainda tem de aprender o complicado idioma e as leis que regem o país. E uma oposição ferrenha que tenha de tudo para destituí-la do cargo.
Como se nada disso bastasse,tem de se adaptar a nova rotina longe dos amigos queridos, do Lar Irmã Celeste e do amado Alex. Não tem tempo para quase nada além das obrigações do reinado.
Se vê envolta em uma trama cheia de intrigas e traições, inclusive o ataque de Laika, ex-namorada de Alexander, em cima dele, o que abala o estável relacionamento entre eles e quase chega ao término.
Ana deseja ser apenas feliz e voltar a ser “Simplesmente Ana”, será que consegue?
ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA:
Gosto demais quando leio uma autora que sabe usar a linguagem para se comunicar com os leitores. A leitura se torna leve, fluida e envolvente, fazendo com que embarquemos junto aos protagonistas em uma história intensa, porém hilária, carregada de reviravoltas e mostrando a força pessoal da personagem principal.
A forma como a Marina incuti ao enredo um cenário político intrincado, um aprendizado inesperado de uma realidade totalmente inusitada para Ana e ainda tendo o romance como pano de fundo, que na realidade é o verdadeiro objetivo do livro, mostra o quanto nossos autores nacionais tem criatividade de sobra e se tornam destaques nacionais.
O livro é uma forma bem descontraída de nos mostrar as surpresas que podem acontecer nos ‘contos de fadas’ contemporâneos e as formas como podem ser encaradas de acordo com a personalidade formada no decorrer da vida.
O livro é mais que recomendado para quem gosta de uma leitura leve, descontraída ao tempo cheio de intempéries e superações.
A autora está de parabéns por mais um livro muito bem escrito e conduzido a satisfação do leitor.
NOTA :5,00 de 5,00
SOBRE O AUTORA:
 escritora mineira Marina Carvalho  (Foto: Marina Carvalho/ Arquivo Pessoal)
MARINA CARVALHO nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, conhecida como a terra da goiabada. Adora queijo, rock progressivo, pudim de leite condensado, café com pouco açúcar e filmes com finais felizes.
Formou-se em Jornalismo na PUCMinas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e literatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora.
Marina ama ler, seja um bom livro policial, um chick-lit despretensioso ou o jornal do dia. Quando era criança, todos os meses esperava ansiosamente pelas revistinhas da Turma da Mônica. A mãe incentivou desde bem cedo o seu gosto pela leitura.
Ela mora em sua cidade natal com o marido, os dois filhos e Lilica, uma poodle de 14 anos que pensa ser um pitbull.
Para entrar em contato com a autora, basta acessar seu site: www.marinacarvalhoescritora.com.br
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!!



CHEIRINHOS
RUDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...