terça-feira, 28 de outubro de 2014

RESENHA - "A GAROTO MAIS FRIA DE COLDTOWN" - HOLLY BLACK

LIVRO:”A MENINA MAIS FRIA DE COLDTOWN”


TÍTULO ORIGINAL:”THE COLDEST GIRL IN COLDTOWN”


AUTORA:HOLLY BLACK


TRADUÇÃO:ANA DEATH DUARTE


EDITORA: NOVO CONCEITO


PÁGINAS –384


1ª  EDIÇÃO


IMPRESSÃO 2014


CATEGORIA:FICÇÃO


ASSUNTO:FANTASIA


ISBN: - 978-85-8163-403-6


 A Menina Mais Fria de Coldtown




CITAÇÃO:”Há três formas de matar um vampiro e ter certeza de que ele esteja morto – disse ele. – Atravessando o coração dele com uma estaca, colocando fogo nele ou decapitando-o. Qualquer outra coisa seria como lutar com um pistoleiro dando-lhe uma tapa com a mão espalmada. É claro que algumas pessoas os deixam sangrando até secar, mas, para mim, isso é como um prego de prata na cabeça: pode contê-los por um tempo, mas não é permanente.” (pág. 175)



ANÁLISE TÉCNICA:



-CAPA-


Uma mão totalmente branca, como se não tivesse sangue, em cima de um fundo azul e o título do livro do antebraço até o meio da mão.

Arte da capa @Michael O.

Design da capa: @Sasha Illingworth

(nota:4,00 de 5,00)




-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.

Nos cantos das páginas gotas de sangue escorrendo que dão um efeito maravilhoso.

Dividido em: dedicatória; trinta e nove capítulos numerado e com pensamentos no início de cada capítulo, e, agradecimentos.

Os capítulos são alternados entre trechos do passado e presente das personagens.E uma coisa bem legal que achei foi a inclusão de postagens de blogs e vlogs de dentro das muralhas.

(nota:4,00 de 5,00 )




- ESCRITA:

 O livro é uma narrativa descritiva em terceira pessoa e diálogos elucidativos. A escrita da autora é envolvente, direta, apropriada para o gênero e totalmente conquistadora.Única para o gênero.

Fiquei tão envolvida eu nem me ative a erros, portanto, não posso dizer que percebi algum.

(nota:5,00 de 5,00)




CITAÇÃO:”Havia um vampiro parado na sua frente, os olhos vermelhos indistintos na escuridão. Ele estava com a camisa de um smoking, embora não estivesse com o casaco e a gravata-borboleta pendesse solta em volta do pescoço, apenas um tecido enrugado. Mas, mesmo ele estando morto, Tana pôde sentir o cheiro do sangue dentro dele, mágico e estranho.” (pág.289)



RESUMO SINÓPTICO:


No mundo pós apocalíptico surge Caspar Morales, vampirão das antigas que resolve quebrar as regras de conduta dos vampiros e sai mordendo todas as pessoas ao redor do mundo, mas não os mata, os tornam Resfriado, ou seja, se um resfriado não beber sangue em 48h, ele fica imune a infecção, porém de tomar uma gota de sangue que seja, torna-se um vampiro sedento e cruel.

Nos EUA o governo resolve tomar uma medida de contenção nas sete áreas mais afetadas e cria os Coldtowns, lugar habitado e comando pelos vampiros, sem leis e em total desordem. Para lá vão também os humanos que querem ter o ‘glamour’ do status vampiresco, porque acreditam que a vida eterna é primordial. Lêdo engano,né?

Tana acorda dentro de uma banheira cheia de mortos, na mansão em que foi na noite anterior para uma festa. Levanta assustada e sai em busca do celular, quando se depara com o Ex-namorado Aidan amarrado e infectado, ao lado deve, há outro garoto, Gavriel, que é vampiro. Mesmo sem merecer, Tana resolve salvar Aidan (que acha o máximo a idéia de se tornar um vampiro) e Gavriel, ela os coloca no porta malas e ruma para uma Coldtown, é a única forma que encontra para não prejudicar outras pessoas. Ela mesma está sob suspeita de ser uma Resfriada porque no momento em que tenta salvá-los é arranhada na perna.

Durante o percurso para Coldtown ela descobre a força interior que há possibilita resolver tudo com a maior frieza e ao mesmo tempo, descobre que o tímido Gavriel é cruel e sanguinolento, totalmente ensandecido, porém o companheiro perfeito para enfrentar a jornada...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Falar sobre um YA adulto sobrenatural e ainda mais de vampiros é uma delícia! E é uma série, embora ainda não tenham saídos os outros livros no exterior (que dirá aqui no Brasil).

O maior atrativo do livro, depois é claro, de ser um enredo vampiresco, sanguinolento e com personagens de personalidade forte e um tanto de mistério em relação ao seu passado, com certeza é a escrita da Holly Blake. Ela soube criar situações diferenciadas para um tema tão ‘batido’ (e na minha opinião sempre apaixonante) como os vampiros.

A própria ambientação e construção do vírus e sua cura é diferenciada e inusitada. O que já ganha muitos pontos para os fãs desse seres fantásticos.E ainda tem a introdução “romântica”, sinalizando um possível romance, o que só melhora e a leitura.

Avaliando a dinâmica do livro, posso dizer que tem início cheio de ação e adrenalina, entretanto, em alguns momentos, há um pequeno declínio e por vezes divaguei um pouco, perdendo o foco da leitura, e, acredito que foi o único ponto negativo e o responsável por não nota 5 ao livro, porque de resto, é ótimo.

E por mais que a explanação e as explicações muito bem feitas, fiquei ainda com algumas pequenas dúvidas que esperam sejam dirimidas no decorrer dos outros volumes da série.

Claro que recomendo, principalmente para os apreciadores de literatura fantástica.


NOTA : 4,00 de 5,00


smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livro
BOOKTRAILER:


SOBRE O AUTORA:

 Foto -Holly Black
Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick. Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas. Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002. A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!
 
cheirinhos
Rudy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...