domingo, 8 de fevereiro de 2015

RESENHA - ”O GRANDE IVAN” -KATHERINE APPLEGATE



LIVRO:”O GRANDE IVAN”

AUTORA: KATHERINE APPLEGATE 
TÍTULO ORIGINAL:”THE ONE AND ONLY IVAN’

TRADUÇÃO: MAURICIO TAMBONI

ILUSTRAÇÃO: PATRICIA CASTELAO

EDITORA: NOVO CONCEITO 
SELO: #IRADO 
PÁGINAS – 285 
1ª  EDIÇÃO 
1ª IMPRESSÃO 2014 
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA 
ASSUNTO: AVENTURA 
ISBN: - 978-85-8163-577-4


 Grande Ivan, O





CITAÇÃO: Meu nome é Ivan.

Eu sou um gorila.

Não é tão fácil quanto parece...” (pág. 11)





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Arte da capa: @Patricia Castelao e design da capa: @Sarah Hoy.



Gorila sentado de costas para uma pequena elefanta.



Muito fofa a capa e mostra o Ivan e a Ruby, tudo haver com o livro.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Já começa que o livro é de capa dura, coisa de primeira.



A capa interna tem desenhos de gorila, elefante e cachorro (caracterização das personagens).




Conteúdo: dedicatória; pensamento; glossário; ilustrações; capítulos com títulos; nota da autora; e, agradecimentos.



A meu ver é uma das melhores diagramações que já vi em um livro.



Folhas amareladas e letras medianas.



Formato/Acabamento: 14x21x0,13.



Peso: 0.42 kg.



Produção editorial: equipe Novo Conceito.



Impressão e acabamento Sermograf 231014.
 



(nota: 5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



É feita em primeira pessoa pelo protagonista Ivan, o que nesse livro em específico é maravilhosa, porque mostra o ponto de vista do gorila em relação aos acontecimentos e sentimentos das pessoas.



É rápida e de fácil leitura, porque os capítulos são curtos e os espaçamentos são grandes entre os parágrafos, facilitando a dinâmica da leitura.



Nem percebi se havia erros... O livro segue as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa.





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “Eu usava fraldas. Bebia em garrafas. Dormia em camas humanas, sentava-me em cadeiras humanas, ouvia enquanto palavras humanas se espalhavam como abelhas furiosas à minha volta.” (pág. 128)

 



RESUMO SINÓPTICO:



O gorila Ivan realmente existiu e viveu por 27 anos em uma jaula apertada, foi chamado “Gorila do Shopping” e conhecido por pintar quadros “assinados” com sua impressão digital, até ser levado para o Zoológico de Atlanta, devido aos protestos populares.



A autora comovida com a verdadeira história de Ivan, criou a ficção do livro, uma estória enternecedora e comovente, sobre amizade e o amor entre os animais ditos ‘irracionais’.



Ivan mora na saída 8, no grande Shopping e fliperama, onde foi a grande atração por muito tempo, pois fazia desenhos, pintava e ainda deixava sua assinatura personaliza. Seu quadros são vendidos na lojinha do shopping. Em sua jaula tem uma televisão que costuma assistir.



No shopping ainda tem outra atração que é Stella, uma elefanta que foi muito maltratada durante sua captura. E tem Bob, um cão que não se deixa ser pego e dorme dentro da jaula de Ivan, pensa que os humanos não sabem que ele vive rondando por lá e não abre mão de sua liberdade.



O dono de Ivan se chama Mack. George é o zelador do shopping e vez por outra leva sua filhinha Júlia para acompanhá-lo. Júlia gosta de pintar e talvez por isso, é a única que entende os desenhos de Ivan.



Mack está com o rendimento cada vez mais baixo e resolve adquirir mais um animal, outra elefantinha chamada Ruby que é voluntariosa.



Júlia resolve fazer um movimento para soltar Ivan, pois o acha muito solitário e a partir daí, a vida de todos os envolvidos no livro, passa a mudar...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Adoro animais! Fato!E poder ler um livro onde os animais demonstram seus sentimentos, conversam entre si e tem uma amizade imensurável, trouxe ainda mais alegria de viver!!



O livro é simplesmente encantador!!



É destinado ao público infantil, entretanto, aconselho a leitura para todos, por ser um livro singelo, emocionante e de sentimentos profundos. Não tem muito como analisar o enredo, tem de ler para sentir...



O que vou dizer é que a escritora soube criar uma estória envolvente e de amizade. Mais. De uma vida passada dentro de uma jaula, para a liberdade, para a natureza... E ainda inseriu ilustrações lindas que dão mais vida ao livro.



Não tenho como colocar em palavras os sentimentos diversos que vivi durante a leitura. Então, o que digo é: LEIAM!! E sintam suas próprias emoções!!!



NOTA :5,00 de 5,00





smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro



SOBRE O AUTORA:



 

Nascida em 9 de outubro de 1956,  é um escritor norte-americano, mais conhecida como o autora dos Animorphs, Restos, Everworld e outra série de livros. Ela ganhou a Medalha Newbery 2013 para o romance de seus filhos The One and Only Ivan(lançado pela Editora Novo Conceito). Livros mais populares do Applegate são ficção científica, fantasia e romances de aventura. Ela ganhou o prêmio série de livros das melhores crianças em 1997, em Nova Publishers Weekly. Seu livro Home of the Brave ganhou dois prêmios. Ela escreveu recentemente uma série primeiros capítulos chamado Regras Riley Roscoe.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!

 

cheirinhos
Rudy 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...