quinta-feira, 23 de julho de 2015

RESENHA - ”O ORÁCULO DE AALIS” (LITERATURA NACIONAL) - SERGIO SENA



LIVRO:”O ORÁCULO DE AALIS”


SÉRIE: “A REAÇÃO DO MITO”


AUTOR: SERGIO SENA



EDITORA: NOVO SÉCULO



SELO: TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA



PÁGINAS – 302



1ª  EDIÇÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA



ISBN: - 978-85-4280-407-2

O Oráculo de Aalis - Col. Talentos da Literatura Brasileira



CITAÇÃO: [...] O temor nos preserva de grandes males,nos livra de muitos perigos, mas, da mesma forma, nos priva de muita coisa boa, sobretudo da liberdade. O fato de estarmos aqui agora nos coloca exatamente nesta condição, neste paradoxo, de nos perdermos para nos encontrar. Talvez nunca voltemos, mas sabermos onde isso tudo vai dar. A verdade às vezes tem um preço muito alto; preço da vida.” (pág. 71)





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Marrom com nome AALIS esfumaçando dentro de um círculo



Feita por Renato Klisman.


Dá a impressão de que o nome está evaporando.





(nota:4,50  de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



As folhas são amareladas e com letras pretas, o que facilita a leitura.



Conteúdo: dedicatória; sumário; prólogo e capítulos apenas com títulos.




Diagramação simples e eficaz feita pela Equipe Novo Século.



Peso - 0.34 Kg

Altura - 21.00 cm

Largura - 14.00 cm

Profundidade - 1.50 cm

Acabamento - Brochura



(nota:4,50 de 5,00 )







- ESCRITA:



Feita em 3ª pessoa desconhecida com linguagem uma tanto clássica, direta e em alguns momentos, até em prosa poética. Poucos diálogos, porém objetivos e inseridos no contexto dos fatos.Ressalto que a escrita do autor é fabulosa e um bônus extra ao livro.



O que falhou foi a revisão. Alguns erros gritantes, palavras duplicadas e com erros que dão outro sentido a frase, erros gráficos e ortográficos, e de concordância...Merece uma nova revisão.



A revisão foi feita por Project Nine e Monique D’Orazio.



(nota:4,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “Ali, a verdade era como a brisa que corria e o som que se propagava. A ternura podia ser percebida sem nenhum esforço na voz do ser que falava.” (pág. 143)







RESUMO SINÓPTICO:



WALDSTATTE ano de 1499, Região dos Vales Alpinos, chamada de Confederaão Helvética, fim da Era Medieval... A comunidade Basileia formada por camponeses, servos e alguns nobres, todos que de alguma forma foram perseguidos ou vitimados pelo sistema, encontravam ali um lugar de paz e um refúgio seguro.



O Sacro Império Romano-Germânico com altos privilégios da Corte e do Clero, acreditava que as mazelas que vinham ocorrendo o cenário social europeu como: carestia, doenças e pestes; advinham dos hereges que viviam em cavernas para ficaram longe da política do Império que passava a persegui-los, prendê-los e matá-los.



Os ditos pagãos e hereges começam a se preparar para a grande batalha com os soldados do Império, milhares de vezes mais numerosos que os poucos moradores escondidos.



A luta na verdade não é apenas entre os viventes na terra. É uma batalha entre as forças poderosas do Universo, é uma luta entre o Bem e o Mal que já vem predestinada há muito tempo para que se possa haver um novo equilíbrio...





CITAÇÃO: “[...] PORQUE O AMOR NÃO ESTÁ PRESO À CONDIÇÃO HUMANA OU ÀS CIRCUNSTÂNCIAS. Por mais que queiramos isso seria puro egoísmo; o amor é um estado livre de ser que brota de dentro para fora. [...]”(pág. 214)





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Se você gosta de uma boa ficção que mistura sobrenatural, fatos históricos e certa religiosidade, sem ser religião, este é o livro perfeito.



O livro é bem mais abrangente do que podemos imaginar a princípio. Não fala apenas de uma época pós inquisição, não fala apenas das crenças religiosas que se cultivava naquela época, da imposição religiosa acoplada a dominância do Império...Fala da verdadeira fé que se crê, independente de qual religião se faz parte. Fala de busca da felicidade interior, de se viver em paz consigo mesmo e com a comunidade em que se vive. Fala de lutas e guerras que se sucedem para que essa paz possa ser obtida.



É um livro esclarecedor sobre os fatos acontecidos naquela época, o que demonstra que o autor teve o cuidado em empreender uma vasta pesquisa para construir os cenários de forma precisa e bem como as personagens com personalidades distintas, cada uma bem marcada com seu caráter marcante de alguma forma, para o bem ou para o mal.



É isso, o cerne do livro é justamente esse: o lado obscuro da personalidade humana e o lado justo e de credibilidade que se aliam as forças ocultas da natureza, fazendo parte de um plano maior a que todos estão inseridos...Não depende de religião, mas sim de FÉ! Na crença interior que cada um temos.



O que me incomodou além da correção, foram os longos capítulos que poderiam ter se tornados enfadonhos se o enredo não fosse tão eletrizante, com lutas detalhadas e envolventes, trechos de grande ação que nos envolvem como leitor. Preferia que os capítulos fossem menores para que a leitura fosse melhor apreciada.



Agora é aguardar o próximo volume para dar continuidade a bela leitura dessa ficção épica!





NOTA : 4,70 de 5,00 


  





SOBRE O AUTOR:




Natural de Nilópolis (RJ) radicalizado em Campo Grande (MS) Sergio da Silva Sena; 53 anos; casado, pai de um casal de filhos; formado em teologia; atualmente desenvolvo uma atividade pastoral numa igreja evangélica - somos uma família.  Mas já fui órfão numa instituição para menores abandonados ( 1961 /1980) ; morador de rua ( 1980 / 1987).

Radicado em Campo Grande e bacharel em Teologia, o autor possui grande afinidade com temas que refletem o drama da trajetória humana e seus reflexos no mundo sobrenatural.




Exemplar cedido pela autor!
cheirinho
Rudy

PENSAMENTO DO DIA

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."(Desconhecido)


 

2 comentários:

  1. putz... que livro é este querida Rudy, mais uma dessas suas descobertas? uma das épocas que mais me encantam, é a idade média, o obscurantismo, a vida de reis e plebeus, o politeísmo, uma loucura. não me importo muito com capítulos longos, muitas vezes até gosto deles assim e se foi essa a única coisa que a perturbou, então o livro é perfeito. e tem mais um ponto a favor de minha leitura: "o sobrenatural". é juntar a fome com a vontade de comer. menina, lá vou eu adicionar mais um novo autor brasuca em minha futuras leituras. você é uma garimpeira literária de primeira! ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser o tipo de livro que eu gostaria de ler. É um tema que me chama a atenção, pelo menos, mas que pena que a revisão da obra não esteja muito boa.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...