domingo, 23 de agosto de 2015

RESENHA - ”MENTIRAS QUE CONFORTAM” - RANDY SUSAN MEYERS



LIVRO:”MENTIRAS QUE CONFORTAM”


TÍTULO ORIGINAL:”THE COMFORT OF LIES”


AUTORA:RANDY SUSAN MEYERS


TRADUÇÃO: ANA PAULA REZENDE


EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS – 368



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA



ASSUNTO: DRAMA



ISBN: - 978-85-8163-706-8

Mentiras que Confortam






CITAÇÃO: Qual poderia ser o momento mais assustador em um casamento do que quando se pega o marido olhando para a mulher sem paixão? Quando ele revelava que não gostava tanto dela naquele momento? [...]” (pág. 147)






ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Jovem de camiseta branca, sentada à mesa, segurando um cartão com o título do livro, e, em cima da mesa, vários envelopes de cartas.



Feita por Laywan Kwan.



Fotos da capa @kayla Evdokimova e Arcangel Images.



Bem bonita e sugestiva, tudo haver com o livro.





(nota:4,70 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Impressão e acabamento Intergraf 010615.



Produção Editorial: Equipe Novo Conceito.



O livro é dividido em: pensamento; duas partes: antes e depois; 37 capítulos numerados e com título correspondente a quem se refere o capítulo.

 



Páginas amareladas com letras pretas e as páginas que iniciam os capítulos são cinza, tipo papel envelhecido.

 

 Formato/Acabamento: 16x23x2,0


Peso: 0.50 kg


Muito boa diagramação.



(nota:4,70 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa feita em 3ª pessoa desconhecida e com visão ampla sobre as três protagonistas: Tia, Juliete e Carolina.Diálogos bem escritos.



Pequenos erros de concordância, mas nada que atrapalhe a leitura.



(nota:4,70 de 5,00)







CITAÇÃO: “[...]- quando temos sorte, as pessoas que realmente importam nunca saberão o que dissemos. O que pensamos, ou o que fizemos.[...]” (pág. 346)



RESUMO SINÓPTICO:



Juliette é casada com Nathan, professor universitário e tem dois filhos. Acredita que seu casamento é feliz e faz de tudo para manter a família unida. Os filhos estão sempre em primeiro lugar.



Nathan tem um caso extra conjugal com Tia e dele resulta uma gravidez indesejada. Tia é fraca e acredita não ser capaz de ser mãe e resolve colocar o bebê para uma adoção aberta.



Nathan ao saber da gravidez, pede a Tia que tire o bebê e desaparece da vida dela. Acaba contando para Juliette sobre sua traição e ela vê seu mundo ‘perfeitinho’ ruir, embora o perdoe e o aceite de volta.



Caroline é casada com Peter que tem o sonho de ser pai e descobre que não pode realizar seu sonho. Resolve então adotar uma criança. Caroline fica revoltada, não se acha preparada para maternidade, acaba aceitando para tornar o marido feliz. Eles acabam sendo o casal escolhido por Tia e adotam Savannah. Que Tia insiste em chamar de Honor...



Cinco anos se passam e Caroline envia fotos de Savannah para Tia a cada novo aniversário.



Tia enlouquecida por nunca ter esquecido de Nathan, toma a decisão de enviar as fotos para que Nathan conheça a filha deles. O envelope é interceptado por Juliette que fica arrasada em saber que a traição gerou frutos e sente-se novamente traída...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Já deu para sentirem o drama do enredo, né? Situações bem dolorosas e atitudes impensadas que tornam ainda mais dramáticos todo mote do livro.



Apesar de gostar de drama, confesso que achei aqui excesso em determinadas atitudes e algumas nada haver. E por isso o livro não me conquistou por completo.



Como Tia tem uma criança e a dá em adoção e depois de 5 anos, quer a criança de volta? E ainda manda fotos para o ‘pai’ que nunca quis o bebê, aliás, nem sabia da existência dele?



Como Juliette comete atos impensados para se aproximar de Savannah e Caroline e assim conhecer a criança e ainda querer ficar com ela?



Como Caroline que não se dizia capaz de ser mãe, acaba aceitando a imposição do marido?



E o pior de tudo, Nathan apenas é um papel secundário, mesmo sendo o provocador de todas as situações que se passam no livro?



Fiquei um tanto ‘entalada’ com várias situações e não aceitei de forma alguma e isso me deixou um tanto revoltada com um enredo tão bom de ser desenvolvido e se perdeu no caminho.



Gostei do final que ficou amarradinho, sem pontas soltas e até bem coerente. Apesar de todos meus questionamentos, consegui analisar de forma mais fria após concluir a leitura e reavalie minha análise, porque estava fazendo em cima dos meus sentimentos e não da ficção do livro, que bem poderia ser uma história real e cada pessoa reage de forma diferente em determinadas situações.



É um daqueles livros que gostar ou não, dependerá da forma como encaramos a vida e como foram nossas experiências.







NOTA :3,70 de 5,00 


  Emoticon triste







SOBRE O AUTORA:




É autora do aclamado best-seller ¬ e Murderer’s Daughters, que foi escolhido como “;livro de leitura obrigatória”; pelo Massachusetts Center for the Book e ¬ finalista no Massachusetts Book Award. Ela mora em Boston com o marido.


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO !

cheirinhos
Rudy



2 comentários:

  1. é querida Rudy, tema mais que espinhoso. aprendi a confiar em suas escolhas e mais ainda em sua opinião sempre prudente. confesso que não sou adepto de mentiras, mas uma mentirinha branca, em algum momento da vida é melhor que uma verdade que irá destruir vidas, casamentos, amizades. mas este é apenas um ponto de vista. por enquanto vou me furtar de lê-lo, quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
  2. Rudhynha, é mesmo uma pena quando o autor tem um enredo bom mas não consegue desenvolvê-lo.

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...