domingo, 23 de agosto de 2015

RESENHA - ”O MORRO DO ACASO” (LITERATURA NACIONAL) - VALTER SIMAS



LIVRO:”O MORRO DO ACASO” (LITERATURA NACIONAL)


AUTOR: VALTER SIMAS



COLEÇÃO: VIAGENS NA FICÇÃO



EDITORA: CHIADO



PÁGINAS –186



1ª  EDIÇÃO 2014



CATEGORIA: FICÇÃO



ASSUNTO: LITERATURA FANTÁSTICA



ISBN: - 978-989-51-1173-2


 





CITAÇÃO:” – Vai ser melhor ainda, pois o se perder é na verdade uma grande oportunidade que a vida nos dá para podermos nos reencontrar.A gente não precisa de todas essas coisas da cesta. As duas garrafas de água são tudo o que precisamos.” (pág. 29)



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Casal em cima de um morro, assistindo o por do sol.



A capa é belíssima e condiz com o conteúdo do livro.



Feita por Alexandre soares – Departamento gráfico





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



O livro é dividido em apenas cinco capítulos numerados e com título.

 



As folhas são amareladas com letras pretas.



A diagramação é simples, porém eficaz.



Impressão e acabamento Chiado Print.



O maior problema na minha opinião foram os capítulos um tanto longos.





(nota:4,50 de 5,00 )



- ESCRITA:



Acredito que a escrita é o ponto alto do livro.



Bem escrito, em linguagem que não chega a ser coloquial, porém não é corriqueira, é uma linguagem mais formal, bem revisada e de certa forma até poética em alguns trechos.

 



Inspirativa, culta e mostra o quanto um livro pode ser escrito de forma educativa, sem palavras chulas e com bom entendimento.



Revisão feita por Daniel Aço.





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “Não se crucifixe na imperfeição, esta é o caminho da evolução. Para se atingir a iluminação há que ser vivida a imperfeitção humana na sua máxima potência, sem sentimento de culpa, sem amarras ao passado e sem medo. Temos de passar conscientes por essas etapas para um dia conseguirmos nos despir e atingir a nossa essência divina.” (pág. 10)



RESUMO SINÓPTICO:



O livro conta a história de Thiago à partir de sua adolescência, onde ele tinha uma conexão com a natureza e com as energias que dela emanavam.Junto dela ele conseguia absorver tudo de mais positivo e se manter em equilíbrio.



Thiago ao mesmo tempo era ambicioso e quando chegou em fase mais adulta, queria atingir sua meta profissional, ser reconhecido e mostrar aos pais e a todos que seria o melhor no que faz, independente se teria de tomar decisões que não achava tão corretas no passado.



Os conflitos estavam sempre presente em sua vida, porque apesar de se dar profissionalmente, interiormente sabia que isso não trazia felicidade. Vivia solitário e a solidão o fazia beber e ficar fechado cada vez mais em si mesmo...



Thiago passa a fazer uma viagem interior, relembrar os ensinamentos do passado, através de alguns novos amigos e ir em busca novamente do equilíbrio pessoal...



O final do livro é surpreendente...



CITAÇÃO: “’Somos receptores de energias, somos plurais,Energias dos diferentes pólos: negativo e positivo.

Essas energias são o combustível de nossas ações e não são inexoravelmente determinantes, mas são ventanias que nos impulsionam.’”. (pág. 75)







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Sei que muitos podem não gostar do estilo do livro, mas ele foi perfeitinho para mim... pelo simples fato de o livro não ser apenas a história da vida de Thiago e sim por ser a história de vida de qualquer um de nós que buscamos a elevação espiritual.



O livro nos faz sair da nossa zona de conforto, mostra que em tudo tem dois lados e cabe a nós dosarmos qual lado nos pertence e lembrando que o outro lado está lá, queiramos ou não.



Não sei se conseguirei exprimir meus sentimentos aqui, afinal tenho grande dificuldade em fazer resenha de livros quando gosto muito, tentarei!



O livro fala sobre ensinamentos, digamos assim, zen/budista, porém não é um livro religioso. Ele nos mostra o quanto nossas atitudes podem modificar de alguma forma nosso destino e que nunca é tarde para retornarmos a busca correta para nossa vida e nossa felicidade.



Fala de elementos e benefícios, instrumentos como a meditação, que faz buscar nossa essência, esquecendo que o passado passou, agora vivemos o presente que logo ficará no passado e nos trará um futuro que podemos melhorar.



É um livro de grande ensinamento, de crescimento e nos mostra que tudo é transitório e passageiro, que o bem e o mau convivem lado a lado e precisamos nos lapidar, melhorar, evoluir...



O autor foi assertivo em todas suas colocações. E digo que o livro não é apenas para pessoas como eu, que vivem em busca de melhora pessoal e espiritual. O livro é para todos que buscam um conhecimento que não seja superficial e um aprendizado maior, mostrando que podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo...





CITAÇÃO: “-Quando vivemos o que a vida nos reserva, sem fugas nem lamentações e enfrentando os acontecimentos de frente, tornamo-nos plenos e, por conseqüência, a plenitude se faz florescer em nossas vidas. A vida sempre encontra um jeito de florescer.” (pág. 163)



NOTA : 5,00 de 5,00

   






SOBRE O AUTOR:

 



Valter Simas Moraes Sarmento, nascido em 12/05/1975 no município de Salvador-Bahia.Graduado em Direto pela Universidade Federal da Bahia. 

Uma pessoa que se olha no espelho, não por vaidade, mas por busca, por curiosidade.

Cortesia cedida pelo autor.



cheirinhos

Rudy

Um comentário:

  1. querida Rudy, também sofro do mesmo mal que você, tenho dificuldades de resenhar quando gosto demais ou quando o autor é um de meus preferidos. o livro me pareceu ser voltado para "causa e efeito", ou melhor, "causa e consequência". é um livro que eu dificilmente leria, mas suas palavras fazem toda a diferença quando quero pautar minha leitura e procuro quem as indique. então, mais uma vez você me fez enxergar um outro lado, que eu não havia percebido. suas resenhas têm este poder sobre mim. perfeita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...