domingo, 20 de setembro de 2015

COLEGA DE QUARTO - Victor Bonini

 www.facebook.com/victorbonini

É madrugada. O advogado Conrado Bardelli varou a noite estudando processos de divórcio. O interfone toca. Quem poderia ser àquela hora? Era Eric Schatz, precisava de ajuda. O advogado o recebe e a conversa entre ambos é muito breve. Eric se vai, mas, pouco tempo depois liga para Conrado. Estava desesperado. Eric interrompe a conversa. Algumas horas depois Bardelli recebe a notícia de que Eric se suicidara.

Este é o ponto de partida de Colega de Quarto de Victor Bonini.




Filho da amada Comunidade Agatha Christie Brasil e amante da Rainha do Crime, Victor Bonini tinha de fazer bonito com seu livro, uma história policial. E fez!

SOBRE ERIC SCHATZ
É um jovem rico e mimado que foi para São Paulo cursar a Universidade. Mora sozinho em um apartamento de luxo no condomínio Royal Residence. Tem uma namorada, Michelle, e dois amigos mais próximos: Zeca, amigo de infância, pobre, também veio do Rio de Janeiro a São Paulo para estudar; e Dênis, um jovem arrogante que apesar de morar no mesmo Royal Residence não possui grandes rendas. O pai de Eric está muito doente e sua mãe, Miranda Schatz, é quem está à frente do império familiar Grupo Viva Editorial.

SOBRE CONRADO BARDELLI, VULGO LYRA
É um advogado de meia idade que usa uma barba longa e grisalha, sofre de asma, possui uma ótima condição financeira e, vira e mexe, é chamado pelo delegado Wilson Validus para ajudá-lo em algumas investigações.

SOBRE O DELEGADO WILSON VALIDUS
Tem quase dois metros de altura, é forte, usa bigodes, é sério e competente, tem um instinto apurado para resolver casos de homicídios e muito feeling para identificar criminosos. E uma carta na manga que usa há mais de vinte anos: a habilidade investigativa do advogado Conrado Bardelli.

SOBRE OS DEMAIS PERSONAGENS
Não conto, vai ter de ler para descobrir....rss... Mas adianto, são personagens ótimos que fará o leitor amá-los ou odiá-los.

A HISTÓRIA
Lyra é procurado por Eric que não sabe o que pensar sobre si próprio, pois, tem certeza que há alguém além dele morando em seu apartamento. Mas como? Durante as breves conversas entre eles o investigador não conseguiu apurar nada consistente, quer sobre o jovem Eric, quer sobre a situação que vivia, quer sobre as pessoas envolvidas. Mas ficou a dúvida, suicídio ou assassinato?


Booktrailer

Para deslindar esse mistério Lyra entra em contato com os mais variados tipos de pessoas: pobres, ricas, arrogantes, ambiciosas, homossexuais, ingênuas. Algumas buscam ajudar, outras  confundir, enfim, caberá a ele apurar as informações que recebe, descartar o que é inconsistente e montar o quebra-cabeça que mostrará o que realmente aconteceu a Eric Schatz. Para isso conta com algo importante: as informações que apenas o Detetive Validus tem acesso.

História e narração são muito boas, várias pistas são apresentadas e um leitor atento poderá elucidar o caso.

Achei muito interessante que apesar de a história criada por Bonini ser um romance policial ele cita, em algumas passagens, autores famosos de outros estilos literários, tais como, Machado de Assis, Vinicius de Moraes, Franz Kafka, Gabriel García Márquez.

Quando leio um livro me atento muito à participação dos personagens secundários e, várias vezes me surpreendendo com a capacidade de alguns autores em criar personagens que apesar de participarem pouco da trama, têm uma luz própria que torna a leitura ainda mais prazerosa. Bonini me deu essa alegria com a personagem Olga Lafond. Amei a Olga.

Leitura mais que recomendada!

Menino Bonini, parabéns a você! Começou a trilhar muito bem o caminho do mundo literário narrando a aventura do investigador Lyra. Que venham outras com ele e, quem sabe, com uma participação maior de Olga. :) 

bj da angel ;)

Um comentário:

  1. querida Angel, estava realmente com saudade de suas resenhas sempre espirituosas. o livro de Bonini já está entre meus desejados há algum tempo (muita gente encantado com a escrita do autor). e você nos brinda com mais uma informação: "Filho da amada Comunidade Agatha Christie Brasil e amante da Rainha do Crime" - tem pedigree!
    logicamente fiquei ainda mais interessado em ler o livro. de cara a sinopse já havia me pegado pelos pés, sua resenha me agarrou definitivamente pelos cabelos. belíssima, cheia daquele clima próprio dos escritos policiais. não me acho um leitor muito atento, afinal de contas, dificilmente consigo descobrir quem é quem na história, mesmo que o livro se encha de pistas á minha frente. sou meio obtuso mesmo.
    ainda assim, quero muito ler este livro. ótima resenha, belíssima dica! bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...