domingo, 26 de fevereiro de 2017

UM JEITO TRANQUILO DE MATAR – Chester Himes


Há tempos eu queria ler um livro de Chester Himes, um dos autores “clássicos” de romances policiais que eu ainda não conhecia. O que primeiro chama a atenção nesse autor é a sua biografia: aos 19 anos, foi condenado a 25 anos de prisão por assalto a mão armada. Começou a escrever na prisão. Só esse fato já desperta a curiosidade: um autor de livros policiais que passou boa parte da vida detrás das grades certamente deve ter coisas interessantes a dizer.

Contudo as primeiras páginas de “Um Jeito Tranquilo de Matar” não são muito promissoras: o livro começa com uma briga de bar com direito a facadas, machadas e tiros, com um nível de violência tão elevado que eu pelo menos achei que a história seria uma mera sucessão brucutu de pancadarias sem sentido... ledo engano!

Pois logo depois desse susto inicial começamos a perceber as intenções e a profundidade da visão do autor. A violência não é gratuita: tem o propósito de denunciar as agressões muito mais severas do racismo. É muito raro encontrar um romance policial com algum tipo de mensagem social. E o melhor de tudo é que a história em si funciona e atende a todos os critérios de um bom romance policial.

A reflexão extra que essa leitura me proporcionou foi o do quanto livros policiais, de suspense, terror etc. têm o propósito de chocar o leitor. Algumas cenas desse livro são fortes ainda hoje, que dirá em 1959 nos Estados Unidos, quando a obra foi publicada! Por outro lado, essa meta de chocar o leitor me parece cada vez mais difícil de ser atingida no mundo cada vez mais louco em que vivemos!


\\\***///


ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...