segunda-feira, 8 de maio de 2017

RIPLEY DEBAIXO D’ÁGUA – Patricia Highsmith


Este é o quinto e último livro da série de malasartes de Ripley, iniciada com “O Talentoso Ripley”. Eu li esse primeiro da série há alguns anos, e gostei muitíssimo. Já o livro que encerra a série, que me caiu nas mãos recentemente, me despertou sentimentos ambíguos.

Primeiro vou falar do que gostei na ideia do anti-herói Ripley: a genialidade da inversão de papeis e valores tradicionais do romance policial, colocando o “vilão” no posto de protagonista e habilmente fazendo o leitor compartilhar de seus íntimos temores e desejos, a ponto de se solidarizar com o arteiro Ripley e de torcer que o mal vença no final. Tudo isso regado com muitas doses de ironia e, é claro, de suspense.

Já em “Ripley debaixo d’água” tive a impressão de que o personagem fez tanto sucesso que a autora foi compelida a continuar escrevendo sobre ele, até esgotar a fórmula. Uma escritora do porte de Patricia Highsmith possui muitos talentos e recursos, então a leitura é agradável e prende o leitor – ainda que praticamente nada aconteça no livro inteiro! Não é à toa que Patricia tenha sido chamada de “mestre da apreensão”: é realmente impressionante a capacidade dela de gerar um climão tenso a partir de um cotidiano aparentemente banal.


Contudo aqui, no fim da série, o queridinho e malvado Tom já não parece tão talentoso, mas apenas sortudo. Como se a mensagem intencionada pela obra fosse a de que o mundo favorece o mal. Mesmo que isso fosse verdade – embora às vezes pareça ser, certamente não é – esse não é um mote bom para um romance policial, onde necessariamente o mais capaz (inteligente, forte ou mesmo esperto) é que deveria vencer.


\\\***///


A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...