quarta-feira, 21 de junho de 2017

ESAÚ E JACÓ – Machado de Assis


Fiquei feliz pela sincronicidade de acabar de ler este livro no dia do 178º aniversário de Machado de Assis. Um livro que li com admiração e deleite, da primeira à última página. Foi uma imagem esportiva que me veio à mente para definir o que senti com a leitura: imagine que um craque do nível de Garrincha ou Pelé resolve convidar os amigos para jogar uma pelada sem compromisso. Assistir a um jogo desses talvez não traga as emoções de uma final de Copa do Mundo, mas certamente não faltarão oportunidades de testemunhar lances de gênio e toques de futebol-arte.

Foi algo assim que senti ao ler “Esaú e Jacó”. A história em si não me pareceu tão relevante, tampouco o pano de fundo histórico da proclamação da República. O que chama a atenção, o que grita aos olhos é a própria narrativa em si, obra de um dos maiores autores brasileiros no auge de sua forma e perícia, no topo de sua sabedoria e experiência literária. Este foi o penúltimo livro de Machado, publicado 4 anos antes de sua morte.

Cada parágrafo, cada frase, cada sentença parecem ter sido burilados com a precisão fácil do ourives acostumado a produzir joias inestimáveis. A ironia, marca registrada de Machado, está aqui mais sutil e ferina que nunca. E a própria estruturação da história, com um narrador “oficial”, o Conselheiro Aires (protagonista do livro seguinte e definitivo, “Memorial de Aires”) que é também personagem nas mãos de outro e onisciente narrador em primeira pessoa. Só um escritor macaco velho como Machado para experimentar uma brincadeira dessas e nem dar pinta de como é difícil fazer algo assim!

Um verdadeiro show de bola literário, recomendado para todos que amam ler e, sobretudo, para escritores e interessados na arte da escrita.

A obra do autor está disponível em domínio público:

E viva Machado de Assis!


\\\***///


ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...