quinta-feira, 3 de agosto de 2017

RESENHA - ”A ÚLTIMA CARTA DE AMOR” - JOJO MOYES


LIVRO:”A ÚLTIMA CARTA DE AMOR”
TÍTULO ORIGINAL: THE LAST LETTER YOUR LOVER
AUTORA:JOJO MOYES
TRADUÇÃO: ADALGISA CAMPOS DA SILVA
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS –320
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-8057-957-4

A última carta de amor

CITAÇÃO: “Ele falava com ela como alguém que conta segredos da vida inteira à pessoa que está a seu lado no trem, uma intimidade liberada, baseada no entendimento tácito de que era improvável tornarem a se encontrar. [...]” (pág. 91)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Mulher caminhando em um descampado entre duas árvores congeladas (?). Fundo todo verde.
Particularmente não gosto muito desse estilo de capa, mas é algo bem pessoal.

NOTA: 4,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas em letras pretas abaixo da média que dificultam a leitura.
Conteúdo: opiniões; dedicatória, prólogo, dividido em três partes numeradas; vinte seis capítulos; e, agradecimentos. No início dos capítulos há um trecho de alguma carta de alguém para outra pessoa, referente ao assunto do capítulo.
Formato: 16 x 23 x 1,9 cm
Diagramação: Kátia Regina Silva/Babilônia Cultura Editorial.

NOTA: 3,80 DE 5,00


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida, com diálogos bem construídos e esclarecedores, mostrando os pensamentos e sentimentos das personagens e trazendo a amplitude e entendimento dos fatos.
Poucos erros de correção.
Revisão: Milena Vargas e Carolina Rodrigues.

NOTA: 4,00 DE 5,00



CITAÇÃO:

“-Ah, tudo bem, então que bom para você, Sr. Prático. Que bom que você pode abrir e fechar as suas emoções como se fossem uma torneira. Sim, eu caí nessa por vontade própria. Imoral? Sim. Imprudente? A julgar pela sua resposta, óbvio. Mas eu senti uma coisa mágica por um momento e...não se preocupe, estou pagando por isso desde então.” (pág. 272)


“-Não existe vida livre de complicação, Rory. Todos nós acabamos fazendo concessões no fim.
-Eu não.
O chefe ergue a sobrancelha. Tem um pequeno sorriso nos lábios.
-O que foi? – diz Rory. – O que foi? Não vai me dar nenhum sermão sobre oportunidades perdidas e como desejaria ter agido de outra maneira, vai? – Seu tom de voz está mais alto, mais áspero do que ele pretendia, mas ele não consegue evitar. Começa a mover caixas de um lado para outro da van. – De qualquer forma, não adiantaria nada. Vou viajar. Não preciso de complicações.” (pág. 278)

SINOPSE:

“Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a sua casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória da antiga vida. Por mais que todos ao seu redor pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com o amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor, primeiro livro de Jojo Moyes publicado pela Intrínseca, entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer.”


CITAÇÃO:

“-Mas não existe perdão para pessoas como nós, Ellie. Você pode vir a descobrir que a culpa tem um papel muito maior no seu futuro do que você gostaria. Dizem que a paixão arde por uma razão, e, quando se trata de casos, os protagonistas não são os únicos que saem machucados. Quanto a mim, ainda me sinto culpada pelo sofrimento que causei a Laurence... Eu justificava isso para mim na época, mas vejo que o que aconteceu...magoou a todos nós. Mas...a pessoa em relação à qual sempre me senti pior é Anthony.” (pág. 281)

RESUMO SINÓPTICO:

JENNIFER STIRLING é casada na Londres de 1960 e acorda em um hospital após sofrer um acidente de carro. Ao regressar para casa se sente totalmente estranha, não reconhece os amigos e o que dizem sobre sua personalidade, não sente atração nenhuma pelo marido e não se lembra do acidente e do passado anterior a ele.
Passa a vasculhar toda a casa em busca de pistas sobre sua vida anterior. Acaba descobrindo cartas endereçadas à ela e assinadas por “B”. Percebe que estava em um relacionamento extra conjugal e vai em busca de respostas.

ELLI HAWORTH é jornalista e está em fase bem complicada no trabalho, muito desatenta, sem inspiração e com risco de perder o emprego. Tudo pelo fato de estar em um relacionamento com um homem casado e sem perspectiva de continuar, o que a está afetando.
Quatro décadas se passaram após a história de Jennifer,  e Ellen é encarregada de fazer uma matéria sobre a evolução feminina. Se depara com uma das cartas de “B” para Jennifer e vê a possibilidade de fazer um reencontro entre os amantes. O fato a deixa obcecada, mas ela não desiste, pois acredita que pode assim, dar uma solução a seu próprio relacionamento.

O que ela não sabe é que as respostas estão mais próximas dela do que pode imaginar.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

A primeira coisa que quero destacar é o tamanho da fonte dessa edição que dificultou muito a leitura e retardou terminá-la.
Gastei muito dos artifícios usados pela autora, o que já é uma característica dela: história no passado que envolve o presente e de alguma forma fecham o enredo de maneira espetacular. E o uso de cartas.
Gosto demais quando cartas compõe o enredo, não apenas pelo fato de fazer correspondência há quase 40 anos, mas sim pelo fato de serem registros quase nunca levados em conta e que podem desvendar mistérios que permeiam a vida da pessoas envolvidas.
Os dois artifícios trazem a dinamicidade do enredo e envolvem o leitor de uma forma plena e absoluta, fazendo com que acompanhemos cada detalhe e fiquemos na torcida para que tudo seja solucionado da melhor maneira possível.
Como boa romântica fiz aquela leitura de torcida, na esperança que todos os fatos fossem esclarecidos e que Ellie conseguisse desvendar e reunir todo passado de Jennifer.
Algumas pequenas coisas me incomodaram, principalmente nos trechos que se referiam a atualidade. A protagonista parece um tanto perdida em seus próprios problemas e por vezes, sentia que não estava nem aí para mais nada, a não ser o mistério que envolvia a personagem do passado.
Agora toda história que se passa no passado, é totalmente envolvente e conquistador, compensou todos os outros equívocos e tornou a história ainda mais fascinante.
Recomendo para quem gosta de um romance bem construído, com personagens bem definidos e intensos e claro, o melhor, o final com uma reviravolta de tirar o fôlego.

NOTA : 4,00 de 5,00


Emoticon triste



SOBRE A AUTORA:

Jojo Moyes


Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por 10 anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora.

CHEIRINHOS
RUDY


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...